terça-feira, novembro 10, 2009

A Marcha pelo Pinhal do General foi um sucesso? Comente para o "Comércio..."

Esta semana, abordarei um assunto que tenho acompanhado com bastante atenção e que está na minha agenda política.

Pretendo mesmo ouvir todos os interessados em breve, de forma a levar este assunto às mais altas instâncias concelhias.

De momento, o que se pretende é dar voz (para sair no próximo número do "Comércio do Seixal e Sesimbra") aos promotores da iniciativa,  aos seus opositores e a quem quiser simplesmente opinar sobre esta temática.

Para quem não sabe, este fim-de-semana decorreu uma marcha pela reposição da legalidade, principios e transparência na Associação e Comissão AUGI do Pinhal do General.

Os seus promotores apelam à reposição da Lei, Estatutos e através da vontade da Esmagadora População do Pinhal do General conseguir marcar as respectivas Assembleias o mais brevemente possível.  Referem que "Não aceitamos o agendamento da Assembleia da AUGI para JUNHO 2010 e da Associação para Fevereiro 2010."

Dê-nos a sua opinião  sobre esta problemática, podendo a mesma ser seleccionada na próxima edição do "Comércio do Seixal e Sesimbra".

Pode ainda comentar, nesta mesma rubrica no Blogue do meu amigo Samuel Cruz , o Vereador do Partido Socialista, "Rumo a Bombordo".

Bons comentários

15 comentários:

Anónimo disse...

Paulo, não tente fazer aproveitamentos políticos com as pessoas e as necessidades do Pinhal do General, fica-lhe mal….
Eu vi a caravana ordenada, com mais de 100 carros, a passar à minha porta e a "entupir" a minha as ruas da Freguesia de Fernão Ferro. Eu e um grupo de pessoas de Fernão Ferro estivemos à conversa com um dos organizadores e a mensagem que nos passaram foi de que pretendiam chamar atenção para os problemas que lá têm, alertavam (termo usado pelo organizador) para que alguém neste País "ensopado de LEIs" obrigue os responsáveis pelas AUGIs e Associações ao cumprimento das regras e que têm feito um esforço para não meterem politica nestas iniciativas. Parece-me boa estratégia.
Dr. Paulo com a sua experiencia em direito, vereador, responsável pelo PSD concelhio, tem a responsabilidade de fazer algo mais do que lançar temas que como não tem a coragem de abordar frontalmente busca nos outros essa força. Todos concordam que terá sido um sucesso nem que seja porque conseguiram trazer para a rua tantas vozes indignadas, será um sucesso se as coisas forem por lá repostas....
Parece que agora toda a gente se preocupa com o Pinhal do General, acabo de ler no jornal noticias do Seixal uma reportagem sobre os órgãos daquela comissão augi e associação e achei muito curioso o título da noticia acerca da associação "Não tem havido Assembleias pelo desinteresse dos sócios". Acreditem é a mesma Associação e AUGI!!! E o Dr. Paulo acha que foi um sucesso?

Anónimo disse...

Anónimo
" Eu vi a caravana ordenada, com mais de (sem) 100 carros a passar á minha porta " - caramba eu estive desde o seu inicio ao fim ,e só contei 43 viculos apenas com o seu condutor . Tenham vergonha e não aumentem a fasquia por dá á aquela palha , poderá haver problemas é certo e sabido , mas aumentarem os contestatários é demagogia ! os problemas das AUGIS resolvem-se de outra maneira e não com arruaceiros como foi o caso apoiado pela CDU.- Tenham dignidade e tentem resolver as situações com seriedade absoluta , sem andarem a gastar gasolinas e gasóleo e fazerem arruaças vergonhosas .

Anónimo disse...

Se a Marcha Cívica foi um sucesso?
Foi.
Porque alertou a população de Fernão Ferro para uma realidade que urge alterar urgentemente.
A maioria da população do Pinhal do General é constituída por idosos, com as inerentes dificuldades que daí resultam para poderem fazer valer os seus direitos.
Daí que esta situação só podia ser invertida com os mais novos a chamarem a si a responsabilidade de criar a dinâmica necessária que os mais idosos só por si talvez nunca conseguissem.
É a democracia a funcionar.

Anónimo disse...

ó anónimo das 13:11, tu deves ser aquele que fecha as portas da associação a quem deves servir, que não apresenta contas, que foi eleito à 12 anos e que deveria fazer eleições de 3 em 3 anos, que ainda está na posição que está porque neste país ninguém respeita a LEI, etc,etc, se não és esse porque razão farias um comentário tão irracional? Hum cheira-me a animal em vias de extinção….
Arruaceiros?? cdu?? nem com uma boa cola UHU consegues fazer essas colagens. A população teve um comportamento exemplar. Tenho dito.

Anónimo disse...

A haver um arruaceiro ele seria de certeza o anonimo das 13:11 "estive desde o seu inicio ao fim ,e só contei 43"....obrigado pela sua participação...ahaha!!!!...para alem de não saberes contar e teres falta de vista ainda és burro na forma como tentas mandar areia para os olhos das pessoas que querem correctamente comentar este post.

Anónimo disse...

Anónimo:
O anónimo das 17.03 deve ser daltónico ou camafeu .Dói não dói , quando se diz a verdade , o pior é que com esses desabafos te desmascaras .

Inês disse...

Falta de coragem é coisa que encaixa no perfil do Dr. Paulo Cunha. Já deu provas disso. Tal como deu já provas do seu empenho, da sua dedicação e atenção à causa pública, não tenho dúvidas que tudo fará em beneficio da população, em defesa dos seus direitos.

Inês

Inês disse...

Obviamente queeia dizer:Falta de coragem é coisa que NÃO encaixa no perfil do Dr. Paulo Cunha. Já deu provas disso. Tal como deu já provas do seu empenho, da sua dedicação e atenção à causa pública, não tenho dúvidas que tudo fará em beneficio da população, em defesa dos seus direitos.



As minhas desculpas pelo lapso.

Inês

Anónimo disse...

Segundo noticias vindo a público esta semana a Direcção da Associação dos Amigos do Pinhal do Generalão diz que não tem havido Assembleias nos últimos anos, por não ter existido interesse da parte dos sócios,para alterar a situação que se tem bindo a viver.

Mas quem é que tem a obrigação de convocar as eleições, dando cumprimento aos Estatutos da Associação?

Porque razão então foi necessário recorrer à recolha de assinaturas para serem convocadas as eleições na Associação e na AUGI?

Porque razão fecharam, ao contrário do que é habitual, as instalações no dia da Marcha Cívica?

Porque teimam então convocar eleições só para Fevereiro e Junho de 2010, respectivamente para a Associação e para a AUGI?

Paulo Edson Cunha disse...

De seguida publico um e-mail que recebi, e que o seu autor me autorizou que o publicasse:

"Desde já, agracio a iniciativa de exposição da Marcha realizada pela População do Pinhal do General no último sábado. Contrariamente ao que alguém (anónimo) tentou passar num comentário ao seu post contou com a participação de centenas de populares que de forma livre e com civismo deram voz ao seu descontentamento, concentração sem precedentes na localidade. Agradeço também a disponibilidade demonstrada para nos receber sugerindo agendarmos uma reunião para esta 6ª feira, 13 NOV, no Pinhal do General, final do dia, aguardo a sua confirmação.

O nosso objectivo, tal como várias vezes tenho referido, ultrapassa a fasquia da intriga social ou politica que alguns querem fazer querer, pois o que pretendemos é repor a legalidade na actuação dos órgãos sócias da Comissão da AUGI e Associação do Pinhal do General. Estou convicto, pelo feedback que tenho recebido, de que com estas iniciativas tenho (temos) contribuído de forma positiva para Alertar as pessoas com responsabilidades nesta problemática, incluindo políticos, associações e população. Em boa verdade, se com rigor analisarmos a gerência das AUGIS do Concelho verificamos que este problema também extensível a outras, exigindo por isso de quem tem responsabilidades nestas questões maior fiscalização, intervenção na busca de soluções, rigor e dinamismo.

Um Abraço.
António Cardoso"

Anónimo disse...

Outro exemplo daquilo que não se devia ver numa asociação, seja ela qual fôr, é o caso da ADUFF, em Fernão Ferro, que está encerrada, sem água nem luz.
Sendo o edifício da Cãmara Municipal esta tem não só o direito mas também o dever moral de intervir para devolver o edifício a quem deve de usufruír dele: a população de Fernão Ferro.

M. disse...

Caro Paulo Edson
Apenas dois apontamentos, se me permite:

1º - Aconselho uma visita ao site do A-sul, que desmascarou alguns comentários assinados como "anónimos" como utilizando o IP da Camara Municipal do Seixal. É indecente que o dinheiro do erário público sirva para pagar a esses "empregados", que no horário de trabalho andam a publicar comentários em blogues.

2º - O tema aqui levantado sobre a ADUFF. COmo pode o executivo da Junta e o da Câmara permitir tal situação?

Ainda no caso do Pinhal do General, as associações de moradores são independentes. Aqui trata-se de um edificio público, usurpado por um privado, que só usa o espaço para festas particulares.

O silêncio sobre este assunto, que sei já inclusive foi tratado publicamente, é bem claro das regalias que algumas figuras têm perante a câmara. Será que se eu tomar conta de um edificio dos que vão ficar desertos depois da mudança para o novo edificio, também terei a mesma concordância por parte da câmara?

Mas é claro que há favores que têm de ser pagos, supostamente por anos de "serviços bem prestados"...

Anónimo disse...

Quando a Direcção da AAPG diz que “não tem havido Assembleias pelo desinteresse dos sócios”, ESTÁ A QUERER TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA.
Basta recordar que quando a Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro promoveu um ENCONTRO COM A POPULAÇÃO naquela Associação o seu presidente não quis estar presente na mesa precisamente para evitar ser questionado pela população do Pinhal do General.
O que não evitou que esta, intempestivamente, manifestasse a sua revolta pela falta da realização das referidas Assembleias.
Um ano e meio depois, atirar para cima dos sócios o desinteresse em realizar estas Assembleias, no mínimo é, ridículo.

Piriquito disse...

Eu estive junto ao mercado, aonde passou a caravana e só contei 31.
Mas ví o Carlos Pereira com a maquina fotografica na mão, a tirar fotos à caravana.
Estava tão exitado que parecia um maluquinho.

Anónimo disse...

Amigo 13 de Novembro de 2009 19:27 ele está a ir ou a vir?