terça-feira, outubro 20, 2009

"Hipocrisia" - Comente para o "Comércio do Seixal e Sesimbra"

Reinício de uma nova “temporada” da Blogosfera no “Comércio…”. Desafio lançado. Hesitações. Novos ciclos, implicam, novos desafios. “nunca deves voltar a uma casa onde já foste feliz” já me dizia a minha avó na sua infinita sabedoria. Como também todos sabem, o ser humano busca a felicidade e, por isso, ou por qualquer outra arte mágica, volta sempre a cair no mesmo.






E assim foi. Ok, aceito o desafio. Nova temporada de blogosfera. Vamos voltar a fazer em água os poderes instituidos. Vamos voltar a dar voz à população contra os mesmos.





Faltava uma pequena coisa: um tema. Mas havia vários problemas a contornar. A preguiça intelectual do ora escriba, que vindo dum acto eleitoral desgastante, acrescido do muito trabalho que se acumulou no escritório, durante a campanha, faz dele uma espécie de “bom malandro”.





Bem, o escriba sou eu próprio e, esta letargia que se apoderou de mim, há-de ser vencida. Pior, já está a ser vencida, mas à custa de muito esforço.





Segundo obstáculo – inspiração. Isso não se arranja. Ou se tem, ou não se tem. Pronto, inventa-se. Esforço-me por isso. Tema: Não sei, mas sugerem-me a hipocrisia.





Sou avesso a temas tão subjectivos, mas caramba, não sou homem de não aceitar um desafio. Sinto-me tramado. Encurralado. Como falar de hipocrisia? Acusar alguém de ser hipócrita? Não, não é o meu estilo. Pelo menos não através de jornais. Isso é daquelas coisas que gosto de fazer pessoalmente. Olhos nos olhos. Aqui há os vossos olhos no texto.





Podia também acusar a hipócrisia de alguns partidos, de alguns políticos, mas caramba, o povo votou, bem ou mal, pronunciou-se, e quem sou eu para agora não respitar pelo menos um curto período de nojo?





A coisa começa a ficar difícil, desinspirado, cansado, sem chama e com um tema destes como vou safar-me disto? Afinal de contas prometi, pelo que, tenho de cumprir.





Pronto, há sempre uma hipótese de salvar a honra do convento: “encher” as linhas a que tenho direito com algo que até vos permita manter o interesse na leitura, falar vagamente de hipocrisia, logo, cumprindo a minha promessa e no final nem sequer concluir que, bem vistas as coisas, nem sequer falei de hipocrisia.





Sinto o meu trabalho concluído, mas fiquei com uma pequena dúvida: safei-me?













Boa semana, aproveitem a leitura deste excelente jornal, divirtam-se, sejam felizes e tentem, também vocês, não serem hipocritas…lol.





Ok, reconheço, eu fui um bocadinho. Mas foi so hoje e com este texto.













Nota: Parabéns a todos os eleitos autárquicos, desejando que todos façam um grande mandato autárquico, sempre com o propósito de servir a população.







Após as eleições autárquicas, retomo a minha participação neste espaço, verdadeiramente inovador na imprensa local. Em breve conto lançar novidades sobre esta rubrica.


Como habitualmente é lançado um tema, que  raramente é respeitado pelos utlizadores do espaço, esta semana dou-vos livre arbrítio para falarem do que querem.


Tema livre, portanto.


Na próxima edição, juntarei o meu texto.






Como sabem, podem também comentar no "Rumo a Bombordo" do Vereador (agora reeleito)  Samuel Cruz, a quem felicito através deste espaço, pela reeleição.


Bons comentários.

15 comentários:

Anónimo disse...

As meninas do Comércio do Seixal devem ter ficado muito abaladas com o fracasso eleitoral do PSD, pois nem sequer sairam com o jornal na semana seguinte às eleições.

Veremos qual o comportamento do Comércio para já parece que o PSD continua a dominar a linha editorial do jornal.

Tanto dinheiro investido pelo PPD no jornal e teve como consequencia a quebra eleitoral do PPD/PSD.

Anónimo disse...

Paulo Edson
É lamentável que continues a ter no teu blogue como link recomendado: Para melhor Fernão Ferro.
Tens tido tempo de ler os comentários dos anónimos, que não passam de ordinarices e calúnias com as quais não podes pactuar.
O referido blogue não é digno que seja recomendado pelo PSD e em particular por um Vereador recentemente eleito para a Câmara Municipal do Seixal.
Gostava que comentasses esta mensagem.

Comércio do Seixal e Sesimbra disse...

As Senhoras do Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra, ficaram abaladas sim, mas com o facto de terem um familiar a ser operado de urgência no IPO. Sabe o que isso é?

Ao atento anónimo que sentiu a nossa falta e que escreveu este triste comentário,temos de lhe dizer o seguinte: Esperamos que nunca passe por uma situação semelhante.

Quanto à linha editorial (a qual preocupa tanta gente) será sempre a mesma, no «Comércio» não hà corrupção, já não se pode dizer o mesmo de todos.

Quanto ao dinheiro investido em campanhas (muito dele dos contribuintes do Seixal)não foi no «Comércio» concerteza, mas sabemos que são muitos os que desejariam que o «Comércio» também estivesse à venda.

Este comentário longe de nos afectar como era pretendido, só demonstra a atenção dos que se pretendem nossos inimigos.

E para terminar, como já dizia Charlin Chaplim "Para o triunfo do mal, basta que os bons fiquem de braços cruzados."
Daí a nossa resposta a este "anónimo".
Bem-haja.
Ângela Rosa e Carmo Torres

Anónimo disse...

Aqui anda Flamingo à solta...
mas a recomendação da retirada da recomendação dos links "Melhor Fernão Ferro" devia ser aceite.
E ser até extensível ao Flamingo e Gato Gil.
Fazer "esquecer" estes blogues parece que é desejo do seu autor pois sustentá-los com matérias sérias dá muito trabalho e os seus objectivos já devem estar concluídos.

Anónimo disse...

... e então sr. comentador das 9,32

Então o "vamos mudar Fernão Ferro" já não é uma "criação" do Flamingo e/ou do Gato Gil?

Sempre ouvi dizer que "pela boca morre o peixe".

Anónimo disse...

Segundo consta, pela ordem cronológica dos factos, o Flamingo e o Gato Gil apareceram depois. Segundo dizem, pela mão do mesmo criador
O mesmo que criou Fernão Ferro a Ferro e Fogo.
Pela boca morre o peixe, sem dúvida.
Será que o sr. comentador das 11:36 por estar em boas condições para deslindar esta história de administradores de blogues quererá aceitar o desafio para contar tim-tim por tim-tim sobre a sua formação?

J.S. Teixeira disse...

Todos falam de mim sem eu ter escrito nada. Agradeço a publicidade mas não sejam mauzinhos.

Paulo Edson, por uma questão estática torne o seu blogue mais user friendly. Está difícil manter atenção aos textos dada o tipo de letra.

Anónimo disse...

Último post do Flamingo:

"Infelizmente vou estar fora por causa do trabalho.

Volto segunda-feira.

Bons comentários.

Tenho dito."

Inês disse...

Hipocrisia! Ora aí está um tema sobre o qual acho que tem mesmo muita dificuldade em falar, pelo simples facto de, não ser absolutamente um hipócrita. Mas, não sendo um hipocrita, porque lhe terá vindo tal tema á ideia? Concerteza porque sabe ( e sente) que tem estado rodeado de muitos. Muitas vezes tem sido alvo de hipocrisia, muitas vezes o seu caminho tem sido dificultado pela hipocrisia. Mas, um homem com as suas qualidades, com a sua frontalidade, honestidade e vontade de andar para a frente, não se deixa demover pela hipocrisia, pelos hipocritas, pelo contrário, reforça-se, e encara-os olhos nos olhos, um a um, encara o futuro de frente e segue, não baixando os braços. Quem o conhece, sabe que esta é a verdade. E este é o caminho, fazer algo em prole da comunidade. Não tenho dúvidas de que o vai continuar a fazer.

Alberto disse...

Enquanto a hipocrisia prevalecer a sociedade está em crise e consequentemente o sistema politico também, e a democracia ameaçada. É necessário que pessoas bem formadas e frontais com força, lutem contra isto. Deveria passar por todos, mas infelizmente assim não é. Pelo que observo, o Sr., Dr. Paulo Cunha, é uma pessoa integra e de garra, capaz de lutar contra isto e, agora eleito Vereador, tem ainda mais oportunidades para o fazer. Fá-lo-á, não tenho dúvidas.

Daniel Geraldes disse...

Estou por exemplo a lembrar de um excelente exemplo de hipocrisia por parte da CDU na Assembleia Municipal.

Quando o PSD em Assembleia Municipal apresentou as propostas de reparação da Estrada do Talaminho e da Verdizela, a CDU chumbou e gozou inclusive com a população porque dizia que as estradas não precisavam de ser arranjadas, uns tempos mais tardes a estradas foram efectivamente arranjadas.

Quando a CDU chumbou a proposta de criação de bolsas de estudo porque os jovens do Seixal andavam no "regabofe", uns tempos mais tarde criaram as bolsas de estudo.

Como o tema é hipocrisia, eu acho que falar da postura da CDU como executivo, é falarmos no tema da semana, a hipocrisia.

Anónimo disse...

Assuma a responsabilidade demita-se você é o responsavel pela maior derrota do PSD no concelho do Seixal nas últimas décadas.

Anónimo disse...

Pelo discurso, a "Inês" e o "Alberto" devem ser o mesmo bajulador do costume.

Ó Geraldes, quando é que te deixas disso?

Caramba puto, será que não te enxergas?

Anónimo disse...

Pelo discurso, o "Anónimo" e o "Anónimo" devem ser o mesmo difamador do costume.

Ó Afonso/Teixeira/Viul/Mugabe, quando é que te deixas disso?

Caramba puto, será que não te enxergas?

Anónimo disse...

Puto,sim, apesar de ser quarentão com cabeleira branca a dar ares de imitação do Cunhal, esse grande democrata que devia ter sido seu patrono.