sábado, dezembro 20, 2008

Especial "Fim de Ano" - Por Luís Rodrigues

O Jornal – O SETUBALENSE
ESPECIAL FIM DE ANO
Edição em 17 de Novembro de 2008
Luís Rodrigues
Secretário Geral Adjunto do PSD
Deputado
O ano de 2008 termina da pior forma para todos os portugueses, pois a crise está instalada, a recessão económica está pré-anunciada e a degradação social das famílias já não pode ser escondida por uma qualquer acção de propaganda do Governo.
A taxa de desemprego chegou a níveis que há muito tempo não se atingiam. O endividamento das famílias e das empresas não pára de crescer, bem como o crédito mal parado. A lista de devedores às finanças todos os meses aumenta.
O sentimento de insegurança e de injustiça está cada vez mais enraizado na população do Distrito de Setúbal, pois a onda de crimes diários parece não diminuir, antes pelo contrário.
A situação internacional veio apenas agravar a crise que em Portugal já se anunciava. Os portugueses não vislumbram nenhum sinal de esperança para 2009, pelo contrário, o que se espera é que o próximo ano seja pior que 2008.
A incapacidade de José Socrates para governar em época de crise está mais uma vez a vir ao de cima, ampliando a desconfiança dos portugueses.
Aparentemente, a receita do PS para contrariar a crise é dar prioridade às grandes obras públicas, sem cuidar de saber se elas serão positivas para as gerações actuais e futuras, mas sabendo que serão pagas durante várias décadas, e apagar fogos financeiros de grandes dimensões, muitas vezes através de uma cortina de fumo muito intensa.
Chamo a atenção para o quadro comparativo de alguns indicadores que permitem avaliar o falência da gestão socialista, pois em 2008 Portugal estava pior que em 2004:
2004 2008
Crescimento económico 1,5% 0,8%
Inflação 2,5% 2,9%
Desemprego 6,7% 7,6%
Défice Externo (em função do PIB) 6,1% 10,6%
Endividamento do País 64% 100%
Despesa Pública Total 46,4% 47,8%
Despesa Corrente 42% 44,3%
Despesa Corrente Primária 39,3% 40,9%
Dívida Pública 58,3% 64%
Carga Fiscal 34,2% 37,5%
Rendimento por Habitante 74,7% 73,3%
(da média europeia)
No ranking do World Economic Fórum Portugal que estava na 25.ª posição em 2004, desceu em 2008/2009 para a 43.ª posição.
Os erros estratégicos cometidos pelo Governo, aliados à situação de crise instalada, deveriam obrigar o PS a reavaliar as prioridades de investimento público, reafectando-o parcialmente às PME´s atacando assim o desemprego.
É um escândalo que até as pequenas obras de grande relevância para as populações não terem até agora sido concretizadas, tais como, a construção dos Centros de Saúde de Sines, Quinta do Conde, Corroios/Vale Milhaços e Santo António da Charneca.
É uma vergonha que a conclusão das obras da EN 10 não tenha conclusão prevista, que a reparação do IC20 (Costa da Caparica) não esteja realizada, que a continuação do IC32 não tenha saído do papel. A requalificação da EN 379 para Sesimbra há muito que o Governo nem sequer fala.
O próximo ano vai ter vários desafios eleitorais sendo os cidadãos chamados a optar em consciência na governação do País e nas autarquias locais, bem com na nossa representação no Parlamento Europeu.
Ao nível autárquico, a Cidade de Setúbal, exemplo da falência dos modelos do PS e do PCP/CDU, é ainda uma cidade adiada e que cada vez mais vai “desaparecendo do mapa”.
O PSD tem neste concelho um dos seus maiores desafios e uma das suas maiores responsabilidades que é devolver a esperança e o orgulho a todos os sadinos.
Não posso aceitar que o nosso país se atrase continuamente e tenho a obrigação de responder perante os meus eleitores propondo-lhes caminhos alternativos para que Portugal e o Distrito de Setúbal apresentem melhores condições de vida para nós e para os nossos filhos.
Feliz Natal e Bom Ano de 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom ano para o Sr. Deputado Luis Rodrigues e familia. Parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido. O Distrito precisa de si.Continue com força.

Cumprimentos