domingo, novembro 25, 2007

O TRIUNFO DOS RATOS (E DAS RATAZANAS)



E já agora também dos porcos, isto apenas para referenciar o célebre romance de George Orwell, “O Triunfo dos Porcos”, que nos conta a história de um grupo de animais de quinta que se revoltam com sucesso contra o seu cruel dono, apenas para serem escravizados de novo por Napoleão, um porco sem escrúpulos, cujo lema é "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros."
Pois é, parece que no concelho do Seixal, a Câmara Municipal que quinzenalmente nos presenteia com um Boletim Municipal onde anuncia todas as suas obras de fachada, ainda que algumas sejam apresentadas vezes sem conta e nunca saiam do papel e, outras sejam tão de fachada, tão de fachada que todos gostemos de saber que vão ser feitas, embora nem saibamos ao certo para que nos servem, muito ao jeito das estratégias de marketing num hipermercado, onde compramos tudo e mais alguma coisa, sendo certo que metade dessas coisas são bens dispensáveis.
Falava eu de porcos, ou seria antes de ratos? A bem dizer estão ambos relacionados, pois como todos sabemos os ratos, e com a vossa licença, as Sras. ratazanas proliferam na porcaria. Esse é o seu habitat natural.
Certamente o leitor está a pensar, o que tem a Câmara Municipal a ver com a porcaria? Nada e tudo meus senhores. Certamente que não são os Srs. Vereadores, nem tão pouco o Sr. Presidente da Câmara que criam autênticas lixeiras a céu aberto que proliferam pelo nosso concelho, no entanto, já posso afirmar com toda a propriedade que competente ao executivo camarário zelar pela sua extinção e isso não tem sido feito, pelo menos de forma satisfatória.
Têm-me chegado, e todos nós infelizmente vamos vendo, notícias preocupantes sobre uma praga de ratos em Miratejo, sem falar na limpeza em vale de Milhaços, na Verdizela e em Fernão Ferro, talvez os locais mais preocupantes de todo o concelho. Uma munícipe de Fernão ferro veio mesmo à última assembleia Municipal interpelar o executivo sobre essa situação tendo obtido como resposta do Sr. Vereador Carlos Mateus que era um problema efectivo mas que a Câmara não tinha ainda conseguido resolver por falta de meios humanos e de equipamentos. Pergunto: mas a Câmara está há quantos anos a governar-nos? Há um? Há cinco? Não, há 30 e tal anos!!!
Que meios é que necessita mais? Não nos leva já demasiados impostos? E neste caso não se venham queixar com o governos porque, compete à Câmara Municipal zelar pela limpeza das ruas, por um bom sistema de saneamento básico, tudo resultando numa melhor qualidade de vida. Porque enquanto eu vir a Câmara a fazer negócios megalómanos como o que fez para os novos Paços do Concelho, ou o desperdício em publicidade com outdors e boletins municipais, não me calarei sobre a aplicação dos nossos dinheiros. A derrama (ainda agora em sessão de assembleia municipal o PSD absteve-se na proposta da Câmara, para lhe possibilitar ter a receita que eles defendem, mas apenas o fizemos para podermos exigir este tipo de contrapartidas e não para eles deitarem o nosso dinheiro à rua), o IMI, taxas de saneamento dos esgotos, taxa de efluentes domésticos e industriais ( imposto cobrado na conta da água), não são impostos que deveriam permitir uma outra resposta do Sr. vereador? Ou ainda precisa de mais algum imposto?. Com tudo isto acham que nós podemos olhar para as ratazanas que se cruzam connosco na rua e não condenar a Câmara por permitir tal estado de coisas?
Aliás, chegou-me aos ouvidos que elas em recente congresso apelaram à votação massiva no partido que controla a Câmara Municipal desde o 25 de Abril, pois é a única garantia que eles (e elas) têm de crescer e multiplicar-se.
Ou seja, "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.", já dizia George Orwell
Publicado, ontem, sábado, dia 24 de novembro no "Jornal do Seixal"

9 comentários:

Anónimo disse...

Com essa praga de ratos e ratazanas urge uma rápida desratização.

Anónimo disse...

Parabéns pela reeleição. É de homens como tu, trabalhadores,lutadores, perseverantes, atentos e honestos que o País necessita. Politica e politiquices à parte.

Anónimo disse...

Desculpa, esqueci de me identificar, envio-te um bj de parabéns.
M.C.

Anónimo disse...

Não sei se foram os porcos ou as ratazanas a verdade é que Orwell virou moda no Seixal, o que comprova a justeza das usas críticas. Parabéns pelo artigo.

Anónimo disse...

Antes da mais quero dar-lhe parabéns pela reeleição que é muito justa devido ao excelente trabalho realizado por si e pela sua equipa.
em relação a este artigo quero apenas destacar a coragem que demonstra em fazê-lo e publicá-lo. E deste tipo de trabalho que a oposição precisa para denunciar os podres da gestao comunista.
Continue com o seu bom trabalho

Davide Ferreira disse...

Um artigo interessante... e parabéns pela eleição.

Paulo Edson Cunha disse...

Obrigado pelas palavras elogiosas da M.C., dos anónimos e do Davide Ferreira.

Anónimo disse...

Paulo Edson Cunha não sou militante do seu partido e não acho isso necessário para lhe poder dizer que aprecio muito o seu trabalho na política no concelho porque é o que mais perto está de mim. Aprecio a sua coragem por estar a enfrentar um aparelho comunista que como é do conhecimento público tem formas muito especiais de tratar a democracia por vezes não olhando a meios para atingir os seus fins de se manterem no poder nem que para isso tenham de usar meios ilicitos e às vezes mesmos violentos. O concelho do Seixal precisa da sua juventude, do seu empenho do seu trabalho. Dá-nos a nós publico anónimo a esperança que ainda podemos ter um concelho onde dê prazer viver livre da gestão mediocre do Partido Comunista. Obrigado.

Paulo Edson Cunha disse...

caro anonónimo, agradeço as suas palavras. os elogios, por um lado,e as crítica, desde que construtivas são o sal e a pimenta deste blogue e da minha actividade política.
Cumprimentos