quinta-feira, novembro 22, 2007

MOÇÃO

A quem interessar, e que queira comentar, deixo-vos uma moção apresentada pelo PSD na última assembleia Municipal e que foi aprovada.



MOÇÃO


Após a execução de três Orçamentos de Estado pelo Governo PS, e depois da passagem de mais de metade da legislatura, é escandalosa a atitude e a postura deste Governo relativamente ao Distrito de Setúbal em Geral e, ao Seixal, em particular.

Considerando que:
1 – No concelho do Seixal vivem actualmente cerca de 170.000 pessoas, o que faz dele o concelho mais populoso do Distrito de Setúbal e um dos dez mais populosos do país.
2 – O Município do Seixal aparece entre os primeiros lugares no ranking dos municípios, cujos habitantes mais pagam impostos (incluindo os municipais).
3 – As famílias e as empresas (problema nacional) estão a ficar sufocadas com o pagamento de impostos, vangloriando-se o Estado de tal crescimento na sua cobrança.
4 - Esta situação poderia não ser escandalosa se tivesse origem numa melhoria efectiva da situação económica nacional e regional, mas sabemos que não é assim. As empresas e as famílias têm cada vez mais dificuldade em cumprir com as suas obrigações fiscais e com o endividamento.
5 - A contrapartida que o Governo deveria dar aos Portugueses e aos cidadãos do Distrito de Setúbal poderia traduzir-se numa melhor assistência social, numa mais eficaz assistência na saúde, na melhor aplicação dos investimentos públicos, bem como no seu aumento quantitativo. Contudo, como todos verificamos, nada disto se verifica.
6 – Pior, após a execução dos Orçamentos de Estado de 2005, 2006 e 2007 e com a aprovação do referente a 2008 constata-se que o Distrito de Setúbal foi prejudicado em cerca de 250 milhões de euros.
7 – Ora, se o nível de investimento se mantivesse nos valores de 2005 o valor acumulado do investimento seria de 880 milhões de euros, mas ficou-se pelos 638 milhões, decrescendo cerca de 57%.
8 – Pior, no que concerne ao concelho do Seixal, este apenas foi “premiado” com 15.000 € (quinze mil Euros), sendo que dos 308 municípios portugueses apenas 50 tiveram um nível de investimento inferior, sendo certo que já em 2006 não houve investimento com significado no concelho.
9 - Não contempla investimento na saúde, apesar de estarem assumidas algumas obras nesta matéria em especial o Hospital Sesimbra-Seixal.
10 – Não contempla investimento em acessibilidades (e a mobilidade da responsabilidade da CMS é o que todos conhecemos).
11 – Esta realidade está a tornar o concelho do Seixal cada vez mais desprovido de qualidade de vida.

A Assembleia Municipal do Seixal, na sua reunião extraordinária de 04 de Junho de 2007, delibera:

1. Repudiar com veemência o P.I.D.D.A.C. com que fomos contemplados.

2. Exigir ao Governo que reavalie os investimentos projectados para o concelho, criando condições adequadas à construção de equipamentos nas muitas áreas carentes do concelho, nomeadamente equipamentos na área da saúde, educação, equipamentos desportivos, sem esquecer que o concelho precisa de investimento em projectos estruturantes nas acessibilidades.

Os eleitos pelo PSD:

2 comentários:

Anónimo disse...

"A Assembleia Municipal do Seixal, na sua reunião extraordinária de 04 de Junho de 2007, delibera:...."

Pensa que o Governo se interessa das deliberações das assembleias municipais? Claro que não, o que nós precisamos é de uma voz que se faça ouvir a nível nacional sem demagogias e folclore partidário como faz actualmente a CDU ou PCP.

A margem sul é um pouco como na idade média: uns viviam dentro do castelo outros fora.... infelizmente nós vivemos fora, pelo que não temos direito a "regalias" apenas a pagar impostos. Cada vez mais somos vistos em Lisboa como “os outros” os que “vivem na outra banda”, “aqueles que têm de passar a ponte” e claro os que vivem no deserto.
Só se lembram da margem sul no verão e para isso o governo paga as portagens para irem à praia, portagens essas que nós pagamos todos os dias...

Cumprimentos,
António
P.S: Desculpe fazer aqui a pergunta, mas como me inscrevo no PSD do Seixal? É necessário ser por convite de outro militante?

Paulo Edson Cunha disse...

Caro António,
percebo o que diz, mas o que fazer? ficar parados?
Entendo que o Seixal, através dos seus órgãos tem o dever de se manifestar. É isso que o PSD tem feito. Senão nem valia a pena apresentar moções, nem sequer contra a Câmara, uma vez que a CDU tem maioria.
Claro que vale a pena! Para isso fomos eleitos. decidir, apontar caminhos e criticar quando é o nosso entendimento.

Inscrever-se no PSD/Seixal basta que resida no concelho e que preencha uma ficha de inscrição, para posterior aprovação.
Pode também fazê-lo pela internet em www.psd.pt
Se precisar mande-me um e-mail que eu explico-lhe melhor.
Cumprimentos e obrigado pela participação.