quarta-feira, outubro 24, 2007

CARTA ABERTA AO SR. PRIMEIRO-MINISTRO

Em virtude de andar ocupado, deixo-vos um texto publicado em 6 de Maio de 2006, no extinto "Notícias do Seixal".
Como podem verificar, o nosso Primeiro-Ministro faz questão de manter completamente actualizadas, muitas das críticas apontadas nesta carta aberta.
Uma referência para a actualidade, para elogiar publicamente o nosso Primeiro-Ministro pelo sucesso da cimeira de Lisboa e pelo acordo obtido, assim como também ao Sr. Presidente da Comissão Europeu, Dr. Durão Barroso.
Parabéns aos dois. Vamos à carta:
«CARTA ABERTA AO SR. PRIMEIRO-MINISTRO»

Meu Caro José ,

Permite-me a informalidade do tratamento por tu. Acredita que até estou a ser simpático, mais do que mereces; Sempre te confundo com o outro José, sim, esse mesmo, o Mourinho. Mas acredita que tu representas tudo o que é contrário nele. Verdade que ambos são arrogantes. Verdade que ambos até têm boa apresentação, mas enquanto o outro é competente, profissional e apresenta resultados, tu és o maior “bluff” da política portuguesa. Numa coisa tu és muito bom: no Markting político. Mas não te iludas, pois conseguiste iludir o povo um ano, conseguirás mais alguns mas não os vais enganar sempre. O teu mestre (o grande Guterres) também era muito bom em vender ilusões. Vê como acabou!

Prometeste 150.000 postos de trabalho. Prometeste baixar o desemprego. Pois bem, a realidade é a contrária. Os teus próprios ministros já confirmaram que o desemprego ainda vai continuar a subir nos próximos anos. Todos os estudos internacionais dizem o mesmo. Sabes o que se passa com a Alcoa? Sabes que já foram despedidas mais de 1000 trabalhadores no último ano?

Prometeste baixar os impostos, mas o que fizeste? Aumentaste-os. E tudo o indica, voltarás a aumentá-los. Aumentaste impostos indirectos. Aumentaste o IVA afastando imensas empresas e muitos consumidores para Espanha.

Sabes o que custa mais? Aumentaste a carga fiscal sobre todos e todos até aceitaram ser mais uma vez sobrecarregados, a bem de Portugal, mas a dívida pública continuou a aumentar, as exportações a baixarem, as importações a aumentarem, a nossa competitividade a decrescer, Portugal a ser ultrapassado pelos novos países membros da União Europeia e a Grécia e a Irlanda a fugirem-nos em todos os “rankings”, enfim, para que nos pedes tantos sacrifícios? Se eu fosse a tua casa pedir uma comparticipação para arranjar o teu bairro e se tu colaborasses, o que pretenderias algum tempo depois? É isso mesmo que nós também queremos mas que tu não estás a conseguir: progresso.

Prometeste não repetir o infelizmente célebre “no jobs for the boys”, nunca cumprido, mas o que fizeste? Fizeste o que nenhum governo pós 25 de Abril jamais fez: em todos os sectores chave do aparelho do estado colocaste um Socialista. Do Banco de Portugal ao Tribunal de Contas. Afastaste tudo o que não tivesse o “cartãozinho rosa”. É esta a tua noção de justiça?

A uma coisa tiro-te o chapéu, de tudo fazes uma festa. Grandes apresentações são contigo, mesmo que esvaziadas de conteúdo. Atiras-te aos “Lobbys” como ninguém, mas é só fachada. Onde estão as reformas de fundo? Onde está a reforma da justiça? Decidiste reduzir as férias judiciais com base num estudo cheio de erros e incorrecções e todos te apoiaram, mas ainda ninguém percebeu que a reforma não a fizeste. Usaste o chavão das férias dos juízes, mas não alteraste as leis. Não dotaste os tribunais nem as conservatórias. Tudo em ti é SIMPLEX., porque entra nos ouvidos.

Dizes-te socialista, mas não olhas para a classe média, para os idosos, para o interior. Comportaste pior que uma administração de uma empresa, onde quando não há lucro, logo se deslocaliza para onde tiver mão-de-obra mais barata. Esqueces o papel do Estado: simplesmente retiras-te. Fechas escolas no interior, fechas maternidades, hospitais, tudo numa base rígida., sem coração e muitas vezes sem razão. Sabes, nós até compreenderíamos, mas és a mesma pessoa que todas as semanas nos falas do aeroporto da OTA (tanta vezes nos falas disso que até pensei que já estivesse inaugurado), do TGV, foste tu o grande impulsionador do Euro, com a criação de 10 Estádios ultramodernos, muitos dos quais nem são utilizados mais do que uma vez por ano. Para isso há dinheiro?

Quando ganhaste dei-te os parabéns, desejei-te boa sorte, porque quero o melhor para Portugal, mas tens de mudar. Tens condições impar, tens uma maioria parlamentar, três anos de mandato ainda, estabilidade política, um Presidente da Republica conhecedor, interessado em ajudar e colaborante. Queres um conselho? Olha para ele, pergunta-lhe como se faz! Nós fingimos que não ouvimos.



2 comentários:

Anónimo disse...

actuais ou n�o, com mais ou menos humor, sobre politica, sobre desporto, sobre amizade, ou seja l� sobre o que for, adoro ler os teus artigos.

MC

Ponto Verde disse...

Não esquecer a forma como foi "inaugurado" o MST...