quinta-feira, julho 26, 2007

Um Filme muito bem “encenado”




A inauguração decorria sem problemas, crianças brincavam, soltas no seu desprendimento próprio da idade, e os idosos, conformados com o que o destino lhes proporcionara, sempre iam pensando que ao menos tinham ido a Fátima. Ou melhor, passado por Fátima. Porém, uma dúvida assaltava-lhes o espírito – teria sido a providência divina que os mandara de encontro ao Primeiro-Ministro? – mas logo, outros pensamentos impuros lhes ia ocorrendo – como nos deixámos enganar?
A poucos metros, via-se o “emplastro” do nosso primeiro, refiro-me como já perceberam ao Ministro Silva Pereira, sempre sorridente e solícito para o seu chefe, sussurrando ao ouvido de um, ainda assim desconfiado, José Sócrates
“Eu não te disse Zezinho, nada de assobios como já te andavas a habituar. Isto não é o estádio da Luz, ou a inauguração de uma ponte qualquer, onde até inaugurámos sem a presença da população para ninguém perceber sua a insatisfação. Essa história de estarem todos insatisfeitos é tudo orquestrado pelos partidos da oposição e pelas televisões. O Povo, como vês, gosta muito de ti. Claro que tu lhes estás a tirar os Hospitais, os Centros de Saúde, muitas escolas, alguns Tribunais, etc. Claro que tu estás a implementar bons costumes habituando os portugueses a pagarem os seus impostos, pena é que lhes peças sempre mais, e mais, e nunca te sintas satisfeito e, em contrapartida queiras gastar esse dinheiro todo em projectos megalómanos como a OTA ou o TGV para alimentares um capricho teu, mas isso é tudo conversa da oposição, Zezinho, deves continuar assim. Não vês (?), estão todos felizes e contentes. Desde que fizeste aquilo ao Charrua, e que demitiste aquela directora do Centro de Saúde e que processaste o Prof. António Baluino Caldeira, do blogue “Portugal Profundo” por ele ter descoberto e veiculado a terceiros que tu afinal nem engenheiro eras, agora o Povo está a ficar educadinho, conforme podes ver com os teus próprios olhos, estão todos felizes e contentes. Olha, só mais uma coisinha, não te zangues, mas por uma questão de precaução e para assegurar que também aqui não eras vaiado, paguei a estes miúdos para serem figurantes, apenas lhes pedindo que dissessem muitas vivas a todos nós e “desencaminhei” este simpático grupo de velhinhos a quem prometemos uma ida a Fátima com tudo pago, mas que na volta apenas tinham que passar por aqui. Coitados, eles não sabiam que o por aqui era serem nossos figurantes, mas até parece que eles estão a gostar, não achas?
Ao que o nosso “Primeiro” respondeu atónito pela surpresa, mas satisfeito por finalmente não estar a ser apupado num acto público: “Ò Silva Pereira, que tal contratares já todo este grupo para as próximas eleições? É que pelo andar da carruagem, se continuarmos a fazer a asneira que temos andado a fazer, só mesmo se os contratarmos agora, e com contrato e tudo assinado, porque nessa altura acho que nem nós próprios lá estaremos.”
Publicado dia 25 de Julho no jornal digital "Setubal na Rede", que pode ser visto no link do lado direito do ecrã

6 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito dos seus artigos, excepção feita aos que se metem por terrenos futebolísticos...

Temos que compreender a apreensão do nosso PM. Afinal de contas, ele ia aparecer perante uma plateia de crianças e, se não me engano, foi uma criancinha inocente que exclamou: - O rei vai nú!!!! Assim, pelo sim pelo não, à cautela "compraram-se" as crianças... É que aos adultos podem acenar-se com "tachos" ou pelo contrário, com processos disciplinares mas às criancinhas, senhor, como se poderão enganar? Como prometer centenas de quadros interactivos quando há salas de aulas onde chove e cujas temperaturas oscilam entre os 0ºC e osa 45º? Quando as limitações à atribuição de SASE são tão apertadas que ficam de fora muitas crianças cujas famílias são verdadeiramente carencidas...

...enfim, haveria realmente o risco de alguém gritar: - O auto-intitulado engenheiro vai nú!

António do Telhado disse...

Clap, clap, clap

Gosto da sua perspectiva. Tudo contra o PS e tudo a favor do PSD.

Também não vai lá...

Anónimo disse...

Façam politica à séria e deixem-se de trocadilhos... é pena ter perdido a oportunidade de no setúbal na rede falar da situação dos técnicos do IRS (espero que saiba o que é!!)... quem quer saber se pagaram ou não às crianças... estavamos em tempo de férias... tema ridiculo pessoalmente na caneta de uma pessoa com responsabilidades tal como o senhor, e já agora tenha a coraagem de deixar o meu comentário ser publicado.

Paulo Edson Cunha disse...

Caro anónimo,
O medo manifestado vezes sem conta de que os comentários não sejam publicados, tem sido integralmente desmentido através da sua publicação. Repito: apenas não será publicado algum comentário que contenha uma ofensa pessoal, uma difamação, quer contra o autor, quer contra terceiros.
Quanto ao resto, agradeço o seu comentário. Tomarei em devida nota a sua opinião, contudo, lembro-lhe que este é um blogue pessoal que visa, antes de mais, a interação do seu autor com os amigos (e os menos amigos) que o queiram ler. Não é um blogue oficial do PSD. Trocadilhos, ironia é apenas uma forma "menos maçadora" de passar a mensagem...pelo menos é a humilde opinião deste escriba.
Volte sempre

Anónimo disse...

O seu artigo termina com:"Publicado dia 25 de Julho no jornal digital "Setubal na Rede", que pode ser visto no link do lado direito do ecrã"... e é este artigo que estou a comentar...se me diz que é uma página pessoal td bem... mas trata-se de um artigo publicado num espaço que deveria ser melhor aproveitado pelo senhor escriba...
E claro, fica mal publicar decisões de comissões políticas na sua página "pessoal".Mas água benta e bom senso...

Paulo Edson Cunha disse...

Caro anónimo,
não pense que não gosto das suas criticas, porque da discussão nasce a razão. Contudo, deixe-me tentar explicar-me melhor: o blogue é pessoal, com assuntos e temas vários conforme pode constatar. Para não ser um simples diário, optei por juntar os muitos artigos que vou publicando. O objectivo? guardá-los neste espaço e que quem quiser os leia e comente. Daí apreciar bastante todas as críticas.
Sobre o facto de poder aproveitar melhor o espaço de que disponho (é um espaço da Comissão Política Distrital do PSD Setúbal e escrevo a convite desse órgão, de que aliás, faço parte), por exemplo, no "Setúbal na Rede", como lhe disse vou pensar na sua sugestão, mas também tenho muitas que contrariam essa. O meu objectivo é passar uma mensagem. Qual a melhor forma? Pois...
Quanto a publicar as decisões internas do meu partido neste blogue, deixe-me dizer-lhe que não são decisões internas, mas sim moções publicas apresentadas em assembleia Municipal, noutros órgãos e na comunicação social e visa exactamente colmatar uma das maiores falhas que nos costumam apontar que é o de não publicitarmos o trabalho que apresentamos nos órgãos próprios.
Meu caro, se eu publicasse todos os documentos que produzo no âmbito partidário, garanto-lhe que teria de reservar bastante tempo para a sua leitura.
Agradeço-lhe mais uma vez o comentário e renovo-lhe o convite para que continue a comentar. Embora seja um direito seu, apenas lhe dirijo uma pequena critica: o seu anonimato. Dava-lhe muito mais valor se estivesse em igualdade de circunstâncias comigo e se se revelasse.