quarta-feira, outubro 13, 2010

Dia Internacional para a redução das catástrofes naturais


MUNICÍPIO DO SEIXAL COMEMORA O DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DAS CATÁSTROFES NATURAIS - 2010


O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais, que este ano se comemora a 13 de Outubro, foi instituído pelas Nações Unidas no sentido de sensibilizar os governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem acções concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e para aumentar a capacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes.

Esta comemoração é integrada na campanha mundial promovida pelo Secretariado da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes, o tema deste ano visa reduzir a pobreza através do combate dos riscos urbanos.

A UNISDR (United Nations. International Strategy for Disaster Reduction) “refere que falar do risco urbano é tarefa de todos, desde o nível nacional até aos governos locais, grupos comunitários, associações profissionais e comunidade internacional e ajudará a reduzir a pobreza.”

Neste sentido, o Serviço Municipal de Protecção Civil do Seixal marca este dia com várias acções na Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Vale de Milhaços no dia 13 de Outubro de 2010.

Esta escola tem desenvolvido um conjunto de actividades no âmbito do Clube de Protecção Civil e este ano lectivo iniciará o seu plano de actividades na área da protecção civil com a celebração do dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais.

Hoje estão a ser desenvolvidas acções de sensibilização alusivas ao tema do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais, incluindo amostras de vídeos sobre riscos naturais, que se podem transformar em acidentes graves ou catástrofes em meio urbano.

Sem comentários: