segunda-feira, agosto 03, 2009

Um momento Feliz






Embora de férias, não quero deixar de manter o blogue activo e, farei um esforço no sentido de o ir alimentando com posts e comentários dos seus leitores.

Esta foto tem uma história curiosa, mas antes de a contar, gostaria de compartilhar com vocês a minha relação com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro.



Conheci o Carlos Pereira quando fui Director do Centro de Emprego do seixal.


Desde logo simpatizei com ele. Percebi que queria fazer algo pela sua freguesia, e embora muitas vezes discordasse da forma e do conteúdo, de muitas das suas políticas e do modo como Fernão Ferro está e, sobretudo, como não está, não podia deixar de simpatizar com o indivíduo.Quando comecei a aparecer publicamente, contestando o seu trabalho (e entendo que há muito para contestar) conheci um outro Carlos Pereira, menos tolerante, quase vingativo.


O ano passado, deixou inclusive uma nota para mim no stand do PSD nas festas de FF, apenas porque o PSD mostrava o que de mal estava a ser feito na freguesia. Questionava o que o PSD tinha feito. Respondi-lhe à letra, num artigo de opinião, que na altura deu muito brado na freguesia.



Numa Sessão da Assembleia Municipal a seguir a esse episódio, onde ele também tem assento na sua qualidade de Presidente de uma J.Freguesia, quando passei por ele fui cumprimentá-lo como habitualmente, mas quando lhe estendi a mão ele hesitou e respondeu-me: "não sei se o deva cumprimentar" ao que lhe respondi que "só o fazia se quisesse, mas que desse à política a importância que ela tem" ele estendeu-me a mão e a partir daí temos tido uma excelente relação pessoal, sem embargo de eu ter sido, e continuar a ser, um adversário político e grande promotor da extraordinária lista que o Franklin Vinhas tem para a Freguesia.



Conto isto, em primeiro lugar porque é tudo público e, em segundo, porque este ano quando estávamos a fazer a habitual arruada pelas festas de FF, cruzei-em com o Carlos Pereira que, de máquina fotográfica na mão, foi desafiado por mim a tirar uma foto ao grupo do PSD e depois a enviar-me.


vi-lhe a hesitação no rosto, uma vez mais , mas a humildade com que se predispôs a tirar-nos esta foto, ele próprio, a encarregar-se para que ma enviassem, desarmou-me por completo.



Carlos Pereira, naquele momento não ganhou um eleitor, por tudo o que atrás disse, mas concerteza ganhou alguém que apreciou bastante o seu gesto e, que assim continua a acreditar que a política não são só golpes baixos.



Agradeço-lhe desta forma. Algo me diz que alguém o fará ler este post. Um abraço para si.

24 comentários:

Maria disse...

Sr. Paulo Edson,
Desculpe não poder concordar conseigo no que respeita a este assunto.
Não sei em que planeta o Sr. vive, mas certamente não é neste Fernão Ferro. O presidente da junta é tudo isso que o senor acabou por negar.
O Carlos Pereira é um egocentrico vingativo para com todos aqueles que divergem da sua opinião tabuada.
Conheço muito bem o Carlos Pereira (Presidenta da Junta de Freguesia de Fernão Ferro) e posso-lhe assegurar que não admite uma unica divergência á sua razão.
Ou estão com ele ou estão contra ele, não existe meio tempo, só existe um rumo e esse é o da sua tirania.
Como exemplo basta ver e recordar tudo o que por ele foi dito ao longo destes ultimos quatro anos sobre toda a oposição da Assembleia de Freguesia.
Falou e fala mal (nas costas dos mesmos o que demonstra um falta de coragem e evidencia um elevado grau de cobardia) do Penha, do Vinhas, do Aires, do Reis, da Raquel, do Albino Cabral e do Alegre. No fundo trata-se de toda a oposição com a excepção daqueles que viraram para o seu lado no decurso do mandato. Para alem desses lembro-me tambem das chacotas sobre Roxinol, o Sardinha e muitos outros.
Este é o verdadeiro Carlos Pereira, aquele que nunca foi capaz de explicar a proviniência do seu património, os seus sinais exteriores de riqueza e dos gastos extraordinários com o orçamento da Junta.
Porque é que este tirano não assume que na oposição também existem pessoas com valia e com quoficiente intelectual muito superior.
Tiranos já tivemos muitos em Portugal, Monarcas e Fascista pseudo imperador para Fernão Ferro. e agora não precisamos de mais um.
Sr. Edson, porque não torna public a conversa que esse absolutista teve consigo no Centro de Emprego?
Será esta confidencial, tratando-se de assuntos da Junta (logo de interesse publico)?
Porque não explica a situação dos concursos para trabalhar na Junta=
Porque não menciona que para trabalhar na junta tem de se ser apoiante de um a determinada ideologia?
Sr. Paulo Edson o que o senhor vem aqui escrever só o pode envergonhar já que um homemde um metro e vinte e cinco centimetros que censura a opinião dos seus pares nunca pode ser um Homem e muito um cidadão do colectivo.
Caros leitores se que nem todos concordar~ºao com estas minhas palavras no entanto sou livre aberto á critica e ao contraditório ao contrário desse anão.

Paulo Edson Cunha disse...

Caríssima Maria, não podia estar mais de acrod consigo na análise que faz do carlos Pereira, segundo aquilo que assisto e que me contam, por isso permita-me que nesta silly-season, realce um acto dele que me caíu muito bem. Se foi por medo, por calculismo, por engano, isso não sei, sei apenas que o fez

João Paulo Simões disse...

Apoio na integra a exposição da Maria que só peca por defeito.

Amigos leitores, a diferença entre os que deixam um legado e prestigio para as gerações futuras está no fio de um único cabelo. Refiro-me à máxima sabedoria de saber retirar-se atempadamente e de deixar o lugar a outras gerações que possuem um maior grau de inovação e criatividade.
A experiência diz-nos que somos animais de hábitos e que o desempenho alargado no tempo de uma qualquer função, cria vícios desencadeia prevaricações e distorce a realidade.
O Carlos Pereira já teve o seu tempo, ninguém pretende retirar o seu mérito, mas já passou. A César o que é de César.
Certamente que ele está cansado e, isso denota-se no dia-a-dia. Ele está mais arrogante que nunca, á imagem de um Cavaco (quando 1º Ministro) ou de um Sócrates. Ele não teve a capacidade intelectual definir a sua saída pela porta grande o que o vai acabar por deitar no lixo as coisas boas que fez durante a sua vida em Fernão Ferro. O Carlos Pereira pretende chuchar o biberão até á ultima gota. Para que todos percebam ele quer continuar como Presidente, fundamentalmente para amealhar mais uns tostões e esta é a sua última oportunidade, já que a Lei não lhe possibilita recandidatar-se a mais um mandato. Este é tão só a verdade aquele que todos sabem.
Os grandes Homens que deixaram um legado intemporal, ou são os que souberam sair no tempo certo ou então aqueles que morreram precocemente. A título de exemplo Mandela e Gorbatchov souberam retirar-se a tempo, JFK, Olaf Palm, Sá Carneiro, Lucas Pires, Lady Di, Sena e muitos, muitos outros são reconhecidos por que saíram cedo demais.
Claro que não comparo o Carlos Pereira com estes Homens, ele nunca teria a visão intelectual e de trabalho destes monstros, mas como não desejo a morte a ninguém espero que estas palavras o façam no mínimo reflectir sobre o assunto.
Ele até pode ganhar novamente e arrastar-se no poder miudinho da Junta, mas certamente que num futuro não muito longínquo (com a alteração da lei e com um observatório do desempenho das figuras publicas) a verdade virá ao de cima, tal como o azeite.
Por fim como nota de rodapé deixo este pequeno tema para reflexão, o Carlos Pereira sempre sonhou com cargos políticos de visibilidade, muito para alem da freguesia de Fernão Ferro, veja-se a Associação de freguesias, onde aparece sempre engravatado e inchado para as fotografias, mas essa oportunidade nunca chegou e como não havia mais nada, lá se teve de contentar com a poltrona nesta Junta de Freguesia.
Agora aqui está o busílis da questão:
Porque será que nunca surgiu essa oportunidade?
Será que isso se deve ao facto de ele ser o mais inteligente?
Porque será?
Acho inconcebível que ele se arrogue o único sábio e denegrindo pessoas com créditos dados nas suas profissões, só porque é candidato e seu concorrente à presidência da Junta.
Ele não é o único, existem mais pessoas para além do Carlos Pereira, pessoas que também viram nascer Fernão Ferro e que aqui têm, as suas raízes.
Isto dá-lhe medo e muitas noites de insónia porque lá no fundo ele sabe da competência, do bairrismo, do trabalho e do mérito que o FRANCLIM VINHAS possui para elevar Fernão Ferro a uma posição de destaque no distrito de Setúbal.

Anónimo disse...

Agora vieram de mansilho publicar uma info que a junta mete gasoleo na Socrabe em Coina porquie é mais barato.
Então porque não se deslocam ás bombas do Jumbo em Almada?
Seria interesante efectuar uma auditoria focalizada ás contas da junta em especial a algumas rubricas.
Esta situação faz-me lembrar o caso dos prémios de seguros da Junta e do Carlos Pereira e da confusão que se instalou.
Não fosse o elemnto do PSD a denunciar e ainda hoje o Carlos Pereira recebia a sua comição sobre os dinheiros publicos.
Se a junta gasta assim tanto gasoleo porque não compra uma sisterna cheia, sai muito mais barato e se alguem quiser encher os depósitos as coisas ficam muito mais abrigadas.
Gato escaldado com rabo de fora...

Anónimo disse...

Paulo Edson quero felicitá-lo pela sua postura.
Claro que está a elogiar o momento. O acto. Basta ver o título do post "um momento feliz".
Acho engraçado que ninguém tenha reparado no sarcasmo, na sua fina ironia.
A sua aposta no Vinhas é a prova de que quer mesmo ganhar a freguesia, assim como quer ganhar a câmara.
Parabéns pelo seu excelente trabalho, que muito tem incomudado so comodistas, perdão os comunistas

Anónimo disse...

Claro que vai ganhar a freguesia e com uma grande vantagem.
Como o PS não vai concorrer a estas eleições em principio os votos irão para o Vinhas.
É pena que o PS não tenha um candidato credível que com os PSD pudessem ensinar os comunas a governar com, para em favor de todos.

Anónimo disse...

Paulo é engraçado tu conhecestes o Carlos Pereira quando eras director do centro de emprego.
Eu por coincidência conheci o Carlos Pereira quando me desloquei pela primeira vez á Junta de Freguesia.
Como foi para me recensear, a funcionário foi logo chamar o Carlos Pereira e este mostrou-se simpaticíssimo, bajulador no sentido de conseguir mais um apoio e logo mais um voto.
Passados uns tempos tudo mudou, como se apercebeu que eu não era Marx-Lenine, a figura mudou de comportamento.
Dirigi-me a esse senhor para denunciar a calamidade da minha rua, buracos, poças de água, carros atulhados na lama, enfim uma barbaridade para uma freguesia florida na primavera e lamacenta no Inverno.
O meu espanto foi a falta de civismo para solucionar o problema, nem mais uma satisfação, um simples dirija-se á Associação.
Falei com um vizinho me, morador na mesma rua mas que por coincidência é DR. e este ligou-lhe para o telemóvel. Como é um quadro e o Carlos Pereira, interesseiro e bajulador (ouvia-se em alta voz "sim Dr., OK Dr., claro Dr. etc.) vamos já solucionar o problema.
Uma hora depois lá estava um camião com brita e um tractor para nivelar.
Problema remendado para que o Dr. não sujasse as calças e os sapatos.
Este é o Carlitos Pereira do Futebol Clube de Fernão Ferro.
Venha agora o apito vermelho...

Anónimo disse...

"Carlos Pereira, naquele momento não ganhou um eleitor, por tudo o que atrás disse, mas concerteza ganhou alguém que apreciou bastante o seu gesto e, que assim continua a acreditar que a política não são só golpes baixos."

Sr.Paulo Edson, tenho a mesma opinião da Maria: " Não sei em que planeta o Sr. vive, mas certamente não é neste Fernão Ferro. O presidente da junta é tudo isso que o senhor acabou por negar."

Anónimo disse...

Ele há cada coisa! Como é que o Vinhas pode ganhar Fernão Ferro se o candidato à câmara do PSD vem aqui apoiar subtilmente o Carlos Pereira? Só mesmo quem não conhece este senhor lhe poderá dar alguma credibilidade. Onde isto chegou!

Anónimo disse...

O incontornável Mestre e Doutor Teixeira desde que foi convidado a falar sobre a sua tese de doutoramento, foi um ar que lhe deu, aqui nestas paragens.
Vai daí, mudou de disfarce e por cá anda ele outra veza debitar comentários atrás de comentários, mas desta vez com roupagem partidária diferente da que apresenta no Flamingo.
O homem é o mestre do disfarce convencido que está que jamais será desmascarado.

Por este andar ainda vamos vêr o Teixeira a candidatar-se para a freguesia de Fernão Ferro já que a mulher foi "promovida" para a Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Não basta ter uma boa equipa para o Vinhas ganhar.
É preciso muito mais do que boa gente e fé em Deus
O pior que pode acontecer ao Vinhas é pensar que a vitória já é certa. Ainda a missa vai no adro e quem atirar foguetes para festejar vitórias antecipadas vai levar com elas em cima.

Anónimo disse...

Ainda há dias alguém perguntava por onde andava a Raquel, do PS, que desde Setembro do ano passado nunca mais se viu na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro.
Segundo consta, apareceu agora na lista do PS para se candidatar à Assembleia Municipal.

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 17h06,

O senhor deve sonhar comigo. Ainda eu não tinha escrito nada neste blogue e mesmo assim fartam-se de falar de mim.

No entanto nunca falei da minha tese de doutoramento e mais uma vez não admito que falem sobre a minha família. De resto, devo dizer-lhe que nem eu nem a minha esposa temos qualquer tipo de cargo autárquico no Seixal nem noutro lado qualquer.

Não sei quem é que o senhor acha que eu sou mas está muito longe de acertar. Aliás, basta uma procura mais detalhada na Internet e encontra os meus dados onde se inclui o meu nome completo. Dessa forma fica a saber quem eu sou de vez e deixa de especular sobre a minha família.

Veja lá se quer que eu comece a especular sobre a dissertação da sua na cadeira de IMC. Pode ser que não ache piada.

Tenho dito.

João Paulo Tavares disse...

GUARDAR REGISTO DE CHAMADAS E INTERNET

A todos que tenham interesse sobre esta informação,

Hodiernamente qualquer queixa sobre ofensas ao bom nome de um sujeito era sempre considerada um caso perdido e despiciendo por falta de fundamentação ou seja por falta de matéria probatória.

Os contemporâneos que se dedicam a fazer mau uso deste meio de comunicação cabe o alerta à navegação.

Hoje entra em vigor uma nova lei, sobre a obrigatoriedade de todos os operadores armazenagem os dados de todas as comunicações digitais, em especial telefone e internet.

A partir de hoje, esperamos que se abra uma nova página na blogosfera e que os maus elementos, aqueles que passam o seu precioso tempo a achincalhar e denegrir o próximo, sejam expulsos de utilizar esta poderosa ferramenta e, fundamentalmente responsabilizados pelos seus actos, sejam eles conscientes ou não.

À data de hoje abre-se uma nova era, a era em que os legítimos direitos dos ofendidos podem ser com provados em sede própria.

Obviamente o conteúdo das comunicações não está contemplado, no entanto como todos sabemos, é possível juntar A mais B e instantaneamente identificar a origem e proveniência da mensagem aposta de conteúdo difamatório, calunioso ou boateiro.

Fica a informação para lerem o Diário Económico de hoje (05.08.2009) que sumariamente refere;

“A partir de hoje a Justiça obriga as operadoras de telecomunicações a armazenar durante um ano o registo dos dados das comunicações que prestam dos seus clientes.

Data e hora das chamadas ou da ligação à Internet, endereço de IP, nome e endereço do utilizador ou subscritor do serviço, localização de aparelhos móveis são alguns dos dados que as operadoras de telecomunicações ficam obrigadas a guardar durante um ano.

Isto para o caso de um juiz vir a requerer a informação para a descoberta de responsáveis por crimes graves.

A legislação, que entra em vigor hoje, deixa de fora todas as informações relativas ao conteúdo das comunicações”

Agora esperamos todos que continuem a ter a coragem que demonstraram ter até à data.

In concreto verba volant, scipta manent

Anónimo disse...

Caro Teixeira, apenas Teixeira, porque seria enfadonho se tivesse que o tratar pelos muitos nomes com que "assina" os seus comentários,tantas e tantas dezenas que se lhe conhecem, alguns afeminados,(como aqui se vê neste "post") outros até amalucados, muitos com erros de ortografia, outros sem erros, porque tudo lhe serve para despistar a real autoria e assim alimentar profusamente a sua estratégia para conseguir os fins a que se propôs que, na minha opinião, não se ficam apenas, como V.Exª diz, para retirar a maioria absoluta ao PS, mas também, para se vingar de quem não gosta, e não só, e aí já se viu que não olha a meios para atingir os fins.
Pior de tudo ainda é que V.Exª na maioria das vezes, nos comentários que deixa nos blogues que administra, sobretudo no VAMOS MUDAR FERNÃO FERRO, GATO GIL e FLAMINGO, tenta fazer crer que esses comentários foram escritos por outras pessoas, ou que a admistração dos seus é blogues é de outras pessoas e para o efeito fornece falsas pistas. Mas quanto a isso a verdade é como o azeite e dentro em breve virá ao de cimo e, nessa altura, os mais incautos logo saberão então quem foi quem e quem é quem.
Conhecendo-me, devia saber que não luto contra pessoas,(apenas me defendo delas quando a isso sou obrigado) nem por tachos, mas sim por ideais e, como tal, respeito os meus adversários mesmo quando eles resvalam para onde não deviam ír.
Por essa razão aproveito para ccumprimentar o Paulo Edson,não por este "post" mas porque demonstrou que, de facto, também ele luta por princípios e por ideais e falou com o coração e não na linguagem cínica e hipócrita da maioria dos nossos políticos de pacotilha, embrulhados nas técnicas do marketing.
Os políticos com futuro são precisamente aqueles que estão com as pessoas e para as pessoas e para vencerem os adversários não precisam de recorrer a processos de baixeza humana porque lutam pela afirmação dos seus ideais com ideias inovadoras e projectos que servem as pessoas e o desenvolvimento da terra onde vivem ou trabalham. Em Fernão Ferro, já há muitos anos que se conhece as virtudes e os defeitos do Carlos Pereira, e não foi pelos seus defeitos que deixou de ser eleito. Foi antes pelos defeitos da oposição que nunca soube mostrar à população que os seus projectos eram melhores que os da CDU.
No dia que a oposição souber fazê-lo ganhará à CDU porque o descontentamento na freguesia é grande.
A CDU tem só vencido em Fernão Ferro não por mérito próprio, mas por demérito da oposição que também ela raramente consegue ver a floresta de tanto se fixar na àrvore
Meu caro Teixeira, comece por respeitar a inteligência dos outros, respeite-se a si próprio, demonstre na prática os princípios que apregôa e lute pelos ideais em que acredita, sem enxovalhar e denegrir os outros, sejam eles amigos, conhecidos, ex-camaradas ou simplesmente adversários.
E quando quiser falar sobre o meu e o seu doutoramento, fale à vontade, pois como bem sabe, eu não sou doutorado nem nunca disse que o era , ao contrário de si que diz que é.
Deixe pois de contraditórios para se poupar a si próprio.

Anónimo disse...

Não me vou identificar, mas trabalho no Centro de Emprego do Seixal há vários anos.
Tenho conhecimento do relacionamento do Presidente da Junta de Freguesia de Fernão com o Dr. Paulo Edson e considero injustas as didertações especulativas que estão a tentar insinuar.
A Freguesia de Fernão Ferro é aquela que mais desempregados tem enquadrado nos seus quadros ou através de contratos a termo.
No longo relacionamento, nunca me apercebi ou constou que o Sr. Carlos Pereira ou alguma das funcionárias tenha colocado qualquer condição nsobre a opção partidária, côr ou etnia do desempregado. Aliás è a Junta que mais pessoas tem aceite de etnia cigana, sem qualquer entrave.
As pessoas deviam primar pela honestidade e verdade, o que não se está a reflectir neste blogue e está a prejudicar a candidadtura do Dr. Paulo Edson.
Se todos os Presidente fossem como o Sr. Carlos Pereira decerto estariamos melhor.

Anónimo disse...

Pois é. O Carlos Pereira é tão mau, tão mau, que já deu cabo da carreira política do Teixeira de Campo (PSD), José Alberto (PSD)José Penha (PSD) Teresa Braga (PS),Xico Alentejano (PS), Jorge Santos (PS).
Quem são os senhores que se seguem ?

Anónimo disse...

Anónimo do dia 5 de Agosto de 2009 19:38

a pessoa que se segue é o próprio tão mau Carlos Pereira! Surpreendido?

Anónimo disse...

Cuidem-se os difamadores.
Os Ministros da Administração Interna e o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações aprovaram a Portaria nº 469/2009 que permite judicialmente o fornecimento dos dados de tráfego e de localização relativos a pessoas singulares e colectivas.
Será uma nova PIDE ?
Sabemos que neste blogue já existem dois identificados que irão sentar-se brevemente no banco dos réus.

Anónimo disse...

Br...Br...Br... Que meeeeedo.
Espertalhão a referência dos dois suspeitos é antes ou depois do dia 5 de Agosto?
Há,Há,Há espertalhão se os dois estão identificados então como é que tivestes acesso à informação?
Malandreco
Já agora lê melhor a Lei e não te preocupes com a portaria. Se és jurista, advogado, magistrado ou um outro qualquer ado então volta novamente ao banco da faculdade e repete a cadeira de Direito Administrativo.
Sabes, dá para entender que tu é que és o difamador.

Anónimo disse...

Os dois garotos que foram identificados cometeram um crime muito grave!
O que terá sido?
Dizer uma verdades que os desonestos não gostam de ouvir?
Ou será que ... é melhor calar-me...

Anónimo disse...

É pá já estou a morrer de medo. Quer dizer os gatunos ndam a roubar, a violar e a matar e agora os juizes aindam têm que se coçar com os bogueistas!
Grande pais este, assim vamos longe mas oproblema é existencial.
Há pessoas que não sabem se vão para a Russia ou para a América mas eu sei qu alguns hipocrtas deveriam er ir para a Coreia do Norte.
É por estas e por outras que as individualidades se estão a passar e a ficar precupadas.
Eu também já estou cheio de medo.
Até ja fiz xi xi nas cuecas com tanto medo.

Anónimo disse...

Boa noite,
Paulo Edson a sua posião neste blogue deveria tambem ter uma vertente pedagógica. Refiro-me ao facto de esclarecer os seus leitores sobre a questão da identificação das pessoas que escrevem no seu blogue.
Esclareça os leitores já que todos andamos com medo, isto até já parece estar pior do que no tempo do Salazar, com a diferença que estes são formigas que amealha para o seu próprioceleiros em vez d pensarem na comunidade.
Não é por nada mas eu tenho mesmo muito medo e não falei mal de ninguem.

Anónimo disse...

Paulo Edson
O melhor será apagar alguns registos. A Lei entrou em vigor, Não vá o diabo tecê-las...e alguem se aproveitar da situação.