quarta-feira, maio 25, 2011

Plano Municipal de Emergência

A revisão do Plano Municipal de Emergência foi aprovada pela Comissão Nacional de Protecção Civil no passado dia 10 de Fevereiro.

É para nós um marco importante, não só o Seixal é dos primeiros Concelhos a conseguir aprovar a revisão do seu Plano Municipal de Emergência com base na legislação actual (Resolução 25/2008, Lei de Bases de Protecção Civil nº27/2006 e a Lei de Enquadramento nº65/2007) como a conclusão do parecer da Comissão Nacional de Protecção Civil refere que o Plano do Seixal "revela um assinalável esforço de adaptação às novas disposições legais (...) bem como uma evidente preocupação de adequação à realidade muncipal"

Porque é que este Plano é importante?

A situação geográfica, assim como o elevado volume populacional e a existência de vários parques industriais tornam o concelho do Seixal exposto a vários riscos, naturais e tecnologicos (sismos, fenómenos meteorológicos extremos, cheias e inundações, deslizamento de terras, incêndios florestais, acidentes Industriais, entre outros) que justificam um planeamento actualizado para permitir uma resposta rápida, eficaz e coordenada, de todos os agentes nas operacoes de emergencia de proteccao civil.
Para termos uma ideia, numa situação de sismo de magnitude 6,5 ou superior na escala de Richter, terá que haver coordenação entre as mais diversas entidades, desde os Bombeiros, INEM, CDOS de Setúbal, CMS, GNR, PSP, Centro Municipal de Protecção Civil, Instituto de Segurança Social, entre outros.

Não obstante a necessidade de se discutirem na altura as decisões em concreto, no Plano Muncipal de Emergência existe uma tipificação do papel de cada uma das entidades referidas na situação em causa, que pode ser diferente caso se trate dum sismo, dum incêndio urbano ou uma inundação.

Neste documento exaustivo de 156 páginas prevê-se para além da resposta à emergência, medidas de prevenção e medidas de reabilitação.

Em conclusão, este documento agora aprovado será uma ferramenta essencial na protecção do Seixal e iremos nos próximos 180 dias realizar exercícios para testar a sua operacionalidade no terreno, e eventualmente corrigir defeitos que se possam encontrar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr. Vereador Paulo Cunha, felicito-o pelo trabalho de que aqui nos dá nota, pelo trabalho de excelência que tem realizado no Pelouro da Protecção Civil. Este é resultado da forma empenhada como desenvolve as actividades inerentes ao mesmo.
É também a prova que mesmo na oposição se podem desenvolver politas construtivas e contribuir positivamente para o desenvolvimento quer Local quer Nacional. Basta querer!
Bem haja,
Maria