domingo, maio 01, 2011

Palavras para a Minha Mãe


Quem me conhece, quem não me conhece, mas acompanhe o Blogue há alguns anos, sabe certamente que hoje comemoro um dia especial, pois, sou dos que foi criado por duas mães maravilhosas, únicas e sublimes a quem devo todos os meus valores,a educação, a essência: a minha mãe e a minha avó.

Também já o disse, tenho a sorte de estar rodeado de familiares e amigas que são excelentes mães.

Para as "minhas mães", para todas as mães que conheço, para as mães que lerem isto, para todas as mães, votos de um Feliz Dia da Mãe, deixando-vos um lindo e significativo poema de um escritor fabuloso - José Luís Peixoto. Espero que gostem:

Palavras para a Minha Mãe




mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses


as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.


sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.






pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste


tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te


desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.






às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,


a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia


mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.






lê isto: mãe, amo-te.






eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não


escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que


não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não


as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.





José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

4 comentários:

Anónimo disse...

Poema lindissimo!
Emocionante!

Lindissima Homenagem que aqui fazes à tua mãe, a todas as mães.

Aqui, mais do que nunca, sente-se a tua sensibilidade, a tua essência.

Feliz dia da mãe para a tua mãe e também para a tua avó e para todas as mães.

Obrigada por estas palavras.


M.C.

maria de Jesus disse...

Obrigada Paulo. Senti-me particularmente lisongeada pelo elogio que me faz. Sobre as tantas outras mães que conhece e que o rodeiam nas mais diversas situações. Que existem e fazem parte do universo das suas relações quotidianas, demonstrar genorosidade é também sinal de alguém que possui um carater terno, sensível e reconhecedor da gratidão que elas lhe merecem...Bem haja!!!

Paulo Edson Cunha disse...

M.C. e M.ª de Jesus:

Obrigado pelas vossas palavras.

Bj

Anónimo disse...

Palavras para quê?

Só podia ser de quem é: Paulo Cunha.

Obrigada.

PJ