quarta-feira, outubro 10, 2012

Exposição documental sobre a revista «Seara Nova»



Até ao próximo sábado, dia 13 de outubro, está patente na Biblioteca Municipal do Seixal a exposição Seara Nova - 90 anos de Intervenção Cívica e Cultural. Trata-se de uma mostra documental itinerante, concebida para assinalar o 90.º aniversário da revista «Seara Nova», que se celebrou em 2011. A mostra dá a conhecer o percurso da revista, desde a sua fundação, em 1921, até aos nossos dias, marcado por um papel interventivo na sociedade e pela colaboração de importantes nomes da literatura portuguesa.

A «Seara Nova» teve como fundadores Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença. No primeiro número, os fundadores descreviam-se como um grupo de «poetas militantes, críticos militantes, economistas e pedagogos militantes», afirmando que pugnavam pelos valores da inteligência, da cultura, da ética, da justiça e do progresso. Ao longo dos 90 anos de existência, pelas páginas da «Seara Nova» passaram muitos colaboradores, como Agostinho da Silva, Alves Redol, Bento de Jesus Caraça, Fernando Lopes Graça, Fernando Namora, Gago Coutinho, Irene Lisboa, José Saramago, Jorge de Sena, Rui Grácio ou Vitorino Nemésio.

A revista foi sempre um espaço de diálogo, de abertura às ideias do progresso, de investigação e de divulgação cultural. No final da I República, a «Seara Nova» elevou-se pelo seu valor intelectual, desde logo alertando e denunciando os perigos da chegada da ditadura. Durante a resistência ao fascismo, mesmo quando censurada, foi um farol democrático.

A Revolução de Abril entrou pela «Seara Nova» dentro com um editorial redigido por José Saramago em maio de 1974. A partir dos anos 1980, a «Seara Nova» renovou o seu projeto como revista cultural e democrática, apostada nos valores da democracia, do progresso, da justiça social, da solidariedade e da paz.

Ao longo da última década, cerca de 300 pessoas das mais diversas áreas do saber e do conhecimento colaboraram com a «Seara Nova». Atualmente, a revista tem uma periodicidade trimestral e presta atenção às grandes questões nacionais e internacionais.

Sem comentários: