quinta-feira, outubro 11, 2012

13.ª Festa do Cinema Francês


13.ª Festa do Cinema Francês





 
Em 2012, o Seixal integra a Festa do Cinema Francês, um evento promovido pelo Institut Français du Portugal que mostra o que de melhor e mais recente se produz em França a nível cinematográfico.
De 13 a 20 de outubro, o Auditório Municipal do Seixal recebe o Ciclo Vivre Ensemble, que engloba seis filmes que têm em comum a temática da discriminação. A entrada é livre.
A Festa do Cinema Francês passa por 10 cidades, inclui 52 filmes (20 dos quais exibidos em antestreia) e 137 projeções. Maria de Medeiros é a madrinha desta edição em que é prestada uma homenagem a Olivier Assayas, realizador de culto, argumentista e crítico de cinema. O festival apresenta ainda uma retrospetiva dos filmes realizados por Jacques Audiard e dedica um espaço ao universo da animação.
O programa paralelo inclui a exibição de longas e curtas metragens na RTP2 e ainda o Ciclo Vivre Ensemble, que vai passar pelas Universidades de Lisboa e Évora, e os concelhos de Estarreja, Setúbal e Seixal.
Já na 13.ª edição, a Festa do Cinema Francês pretende apoiar os distribuidores portugueses na promoção dos filmes franceses e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação entre os dois países.
 
Programa
Samia
13 de outubro (sábado) – 21.30 horas
De Philippe Faucon, França, 2000, 73 min, M/ 12
Com Linda Benahouda, Mohamed Chaouch, Nadia El Koutei, Kheira Oualhaci, Yamina Amri
Samia tem quinze anos e vive nos arredores de Marselha. De origem argelina, é a sexta de uma família de oito crianças, tem problemas na escola e em casa sufoca com as crenças e proibições, que respeita, mas nas quais já não acredita.
Quand Tu Descendras du Ciel16 de outubro (terça-feira) – 21.30 horas
De Eric Guirado, França, 2001, 93 min, M/ 12
Com Benoît Giros, Serge Riaboukine, Jean-François Gallotte, Anne Goesens, Valérie Moreau
Jérome, que mantém com dificuldade a exploração agrícola da família, deixa a sua mãe e o campo e vai trabalhar para a cidade, onde conhece La Chigole, um mendigo com quem trava amizade.
Wesh, Wesh, Qu’est Ce Qui Se Passe?
17 de outubro (quarta-feira) – 21.30 horas
De Rabeh A. Zaïmeshe, França, 2001, 87 min, M/ 12
Com Rabah Ameur-Zaïmesche, Ahmed Hammoudi, Mambi Keita, Brahim Ameur-Zaïmesche
Após cumprir uma pena de prisão, Kamel está de regresso à Cité des Bosquets, um bairro social de Seine-Saint-Denis e tenta, com o apoio da família, reintegrar-se no mundo do trabalho.
Toi et Moi18 de outubro (quinta-feira) – 21.30 horas
De Julie Lopes Curval, França, 2005, 94 min, M/ 12
Com Marion Cotillard, Julie Depardieu, Jonathan Zaccaï, Eric Berger
Redatora de fotonovelas para a revista Toi et Moi, Ariane tende a transpor para elas a sua vida amorosa e a da irmã Lena. Mas a sua vida não é um romance...
Qu’un Seul Tienne Et Les Autres Suivront19 de outubro (quarta-feira) – 21.30 horas
De Léa Fehner, França, 2009, 120 min, M/ 12
Com Farida Rahouadj, Reda Kateb, Pauline Etienne, Marc Barbé, Vincent Rottiers
Stéphane, Zohra e Laure andam pelas ruas da mesma cidade, mas não se conhecem. Nada previa que os três se iriam encontrar um dia no parlatório da prisão.
Les LIP, L’imagination Au Pouvoir20 de outubro (sábado) – 21.30 horas
De Christian Rouaud, França, 2007, 118 min , M/ 12
Documentário
A fábrica de relógios LIP, em Palente, na periferia de Besançon, encontra-se nas mãos de novos proprietários que apresentam um plano de despedimentos. A resistência organizada pelos trabalhadores dá origem a um movimento de luta que dura vários anos.

 

Sem comentários: