sábado, outubro 27, 2012

Exposição de pintura As Minhas Gravatas



A partir de amanhã, sábado, dia 27 de outubro, e até 24 de novembro, poderá visitar, na Galeria Municipal de Corroios, a exposição de pintura As Minhas Gravatas, de Francisco Condessa.
Esta mostra tem como inspiração as formas e padrões da gravata, a sua história e transformações ao longo do anos. Na história mais recente conta-se que, em 1635, entre os soldados que foram a Paris apoiar o rei Luís XIV e o cardeal Richelieu, encontravam-se uns mercenários croatas que usavam cachecóis incomuns e pitorescos enlaçados ao pescoço. Os tecidos desses adereços variavam, desde o mais grosseiro utilizado pelos soldados até à seda e algodão dos oficiais. Os franceses ficaram encantados com esse adereço desconhecido a que chamaram «cravat» (que significa croata). O próprio rei Luís XIV ordenou que os seus alfaiates criassem uma peça semelhante e que passasse a incorporar os trajes reais.

O seu uso virou moda, estendendo-se a toda a nobreza e realeza. Desde então, a gravata sofreu várias alterações, tornando-se um símbolo do poder e respeito masculino.

Francisco Condessa tem 71 anos. Frequentou cursos de fotografia, pintura e escultura, mas também é licenciado em economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF).

Entre 1994 e 2012, efetuou 5 exposições individuais e participou em cerca de 90 coletivas.

Sem comentários: