segunda-feira, agosto 20, 2012

Passeios de verão a bordo de embarcações tradicionais


Chegou o tempo quente e com ele os passeios e as visitas que convidam a andar na rua e a descobrir o concelho. Durante os próximos meses, o Seixal tem para oferecer passeios a bordo do bote de fragata «Baía do Seixal» e do varino «Amoroso» e visitas ao seu vasto património, como o Moinho de Maré de Corroios, os núcleos urbanos antigos de Amora, Seixal e Arrentela, a Fábrica Mundet ou o circuito da pólvora negra.

Os mais aventureiros podem ainda experimentar diversas manobras a bordo do bote de fragata, com o apoio da tripulação.

Bote de fragata «Baía do Seixal»

É a mais antiga das embarcações que integram o acervo do Ecomuseu Municipal do Seixal, julgando-se a sua construção anterior a 1914, data do primeiro registo conhecido, no qual integra herança a favor de Francisco Faria Caria Junior e outros herdeiros oriundos de Aldegalega de Ribatejo, atualmente Montijo.

Neste registo, feito na Delegação Marítima do Barreiro, o bote chamava-se então «Emília», com o número de registo B 33 TL. Em 1922, foi vendido a José Fernandes Conim (de Sarilhos Pequenos, na Moita) e a Guilherme Augusto Esteves (de Coina, no Barreiro) que lhe alteraram a designação para «Flôr de Coina». Ainda nesse ano, José Fernandes Conim tornou-se o único proprietário da embarcação, que passou a ter o nome de «Emília José». Em 1936, foi adquirida pelo armador Salvador Rodrigues Pampulim, de Lisboa, e ganhou a designação «Cici». Comprada pela Tertejo - Cargas, Armazenagem e Comércio Geral, Lda., de Alhandra, em 1971, foi finalmente adquirida pela Câmara Municipal do Seixal, recuperada no estaleiro Álvaro Lopes Venâncio & Filhos, em Amora, e, em 1989, registada como «Baía do Seixal», passando a operar como embarcação de recreio para fins culturais.

Programa
Visita e passeio temático Este verão descubra os moinhos de maré
31 de agosto, das 14.30 às 17 horas
Público juvenil e adulto/famílias, ATL e outros grupos organizados
Bote de fragata «Baía do Seixal»

Um dia diferente a descobrir a Baía do Seixal e os seus moinhos de maré, navegando à vela. Desembarque no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios e visita ao seu interior.

Passeio temático Tripular uma embarcação tradicional do Tejo
18 de agosto, das 15.15 às 17.30 horas; 15 de setembro, das 13.30 às 16.30 horas
Público juvenil e adulto/famílias
Bote de fragata «Baía do Seixal» e varino «Amoroso»
Passeios no Tejo em embarcação tradicional à vela, podendo os participantes experimentar diversas manobras a bordo, com o apoio da tripulação.

Visita e passeio temático Este verão descubra a Arrentela
28 de agosto, das 10 às 15 horas
Público juvenil e adulto/famílias, ATL e outros grupos organizados
Bote de fragata «Baía do Seixal»
Descobrir a Baía do Seixal, navegando à vela num bote de fragata. Visita à Igreja Paroquial de Arrentela e seu núcleo urbano antigo, percorrendo a pé as ruas mais emblemáticas.

Informações
Ecomuseu Municipal do Seixal - Serviço Educativo
Telefone: 210 976 112
Correio eletrónico: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

Sem comentários: