sexta-feira, agosto 03, 2012

Campanha de prevenção do cancro de pele


A Câmara Municipal do Seixal associou-se à campanha de prevenção do cancro de pele realizada pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) para este verão.

A campanha incide sobre os cuidados a ter com o sol e ajuda a identificar os cancros da pele e os sinais que têm risco de evoluir para esta doença.

Sendo Portugal um país de sol e praia, somos confrontados com os seus benefícios. Se nem sempre é fácil fugir à exposição solar pela nossas condições geográficas e climáticas, frequentemente ocorrem excessos com efeitos quase sempre subvalorizados (escaldões, queimaduras solares) e por isso eventualmente tardios, que só anos mais tarde se irão manifestar.

Quanto mais cedo na nossa vida forem cumpridas as normas e conselhos, menos efeitos pode haver no futuro, sabendo-se que cerca de 80 por cento da exposição solar ocorre nas primeiras duas décadas de vida, e que uma proteção cuidadosa durante a infância pode reduzir o risco de cancro cutâneo em cerca de 78 por cento dos casos.

O ideal é efetuar um autoexame de 2 em 2 meses. E da próxima vez que olhar para a sua pele, certifique-se de que não ignora «um sinal diferente» que surgiu ou se modificou ou uma ferida que não cicatriza. Se detetar algo suspeito, procure o seu médico.

Saiba como se proteger

Na praia ou no campo, a descansar ou a praticar desporto, a hora adequada de exposição solar é aquela que segue a regra da sombra: sombra aumentada, hora apropriada. Em quantidade moderada, o sol é benéfico. A exposição excessiva é que o torna prejudicial.

Por isso:

• Opte por uma exposição solar lenta e progressiva, evitando o período entre as 12 e as 16 horas;

• A melhor proteção é a sombra. No entanto, estar à sombra de uma chapéu de sol ou toldo não é suficiente para evitar os escaldões. Se tiver que se expor nas horas de maior intensidade solar, proteja-se com um chapéu de abas largas e roupa adequada, óculos de sol e um creme de proteção solar com fator de proteção igual ou superior a 30. Antes de ir para a praia ou para piscina aplique o creme protetor e renove as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o protetor seja à prova de água;

• Com templo nublado não se esqueça do protetor solar, uma vez que os raios são quase tão perigosos como com sol. Uma t-shirt molhada no corpo também pode deixar passar os raios ultravioleta;

• As pessoas ruivas, loiras, com sardas e muitos sinais, devem proteger-se com maior rigor;

• Consumir frutas, legumes e beber muita água é importante para a proteção da pele e equilíbrio orgânico

Sem comentários: