domingo, março 04, 2012

Ocorrência de SECA - O que fazer?



A ocorrência de SECAS resulta de anomalias da circulação geral da atmosfera, a que correspondem flutuações do clima numa escala local ou regional. A situação geográfica do território de Portugal Continental é favorável à ocorrência de episódios de seca, quase sempre associados a situações meteorológicas de bloqueio em que o anticiclone subtropical do Atlântico Norte se mantém numa posição impeditiva a que as perturbações da frente polar atinjam a Península Ibérica.

O Instituto de Meteorologia, I.P. no âmbito da monitorização do clima de Portugal Continental dá particular atenção às situações de seca que ocorrem no território, sendo esta monitorização efetuada com base em dados essencialmente da precipitação e temperatura, obtidos na rede de estações do Instituto.

Em 31 de janeiro de 2012 e de acordo com o índice de seca SPI, é de salientar no SPI a 9 e a 12 meses a ocorrência de seca moderada a severa nas bacias hidrográficas da região Norte e parte do Centro. Esta situação deve-se ao facto de nos últimos 12 meses os valores de precipitação terem sido quase sempre inferiores ao valor normal, apenas em agosto e em novembro se registaram valores acima dos médios.

Acompanhe a situação através do Observatório Secas - Instituto de Meteorologia

Tendo em conta esta situação meteorológica adversa a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada das seguintes medidas:











Sem comentários: