sábado, fevereiro 04, 2012

Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações


Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações O contributo Português para tornar a Europa num ambiente amigo dos idosos, até 2020.


O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações (AEEASG) é apresentado amanhã, dia 18, numa conferência em Copenhaga, no âmbito da presidência dinamarquesa da União Europeia.



As populações da Europa estão a envelhecer rapidamente em resultado das baixas taxas de natalidade e do aumento da esperança de vida. Espera-se que o número de pessoas com 65 ou mais anos de idade duplique até 2060 relativamente às pessoas em idade de trabalho. Este cenário não deve ser encarado como algo catastrófico, mas sim como uma oportunidade para a construção de uma sociedade assente num paradigma onde todas as gerações desempenham um papel ativo, sem que ninguém seja esquecido ou colocado à margem do progresso e desenvolvimento.



A pensar na necessidade de se criarem ambientes que permitam um envelhecimento ativo e bem sucedido, uma coligação de instituições europeias, lideradas pela Plataforma Europeia AGE, propôs um conjunto de objectivos no Manifesto "Para uma União Europeia amigas das pessoas idosas, até 2020" . A Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo, membro do concelho de administração da AGE, desde 2004, tem estado a trabalhar activamente nestes objectivos, quer a nível europeu, quer a nível nacional.



Os objectivos do Manifesto foram reflectidos para uma declaração proposta por membros do Parlamento Europeu que, entre outros aspectos “aconselha a Comissão e os Estados-Membros a apoiar a criação de uma Rede Europeia de Ambientes Amigos das Pessoas Idosas, que ofereça suporte aos atores locais, regionais e nacionais, que procuram promover o envelhecimento ativo e saudável utilizando a metodologia participativa desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.



Indo ao encontro destes objectivos, a Associação VIDA deu inicio em 2010 a um estudo nacional sobre a amigabilidade de Portugal, assente no conceito da OMS “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”. Este estudo, inserido num projeto mais vasto, designado cIDADES , teve a adesão de 98 Câmaras Municipais, 2 Juntas de Freguesia e 14 Instituições de ensino superior , e evoluiu depois para um objectivo ainda mais ambicioso de “tornar Portugal no primeiro país do mundo Amigo dos Idosos”. Este desafio foi lançado pelo Professor Alexandre Kalache (autor do conceito da OMS), aquando da apresentação do Projeto cIDADES, em Lisboa.



Segundo– Teresa Almeida Pinto, Presidente da Associação VIDA, “Para além dos benefícios imediatos para a população mais velha, caso este objectivo se concretize, trará benefícios económicos, sociais, políticos e outros de altíssimo impacto para o país. Para além disso, considerando o número de municípios já envolvidos no processo, parece-nos perfeitamente exequível que Portugal se torne no primeiro país do mundo, “amigo das pessoas idosas”.”



Deste trabalho, a ser desenvolvido nos municípios em cooperação com a Associação VIDA, destaca-se também o facto das pessoas mais velhas (com mais de 55 anos de idade), terem sido envolvidas no processo de consulta com vista á criação de ambientes adequados às suas necessidades e interesses, o que lhes permitirá um envelhecimento mais ativo, com mais dignidade e com melhores condições de vida.



Por outro lado, os diagnósticos locais irão permitir aos municípios, empresas, instituições sociais, profissionais e outros interessados, não só adequar os serviços e espaços existentes, mas também desenvolver novos serviços e produtos dirigidos à população mais velha, em especial nas áreas dos serviços de apoio comunitário e serviços de saúde, transportes; habitação, prédios públicos e espaços abertos, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego e ainda comunicação e informação.



Constituindo este ultimo aspecto, um contributo a ter em consideração para o estimulo da economia social.



Mais informações e contactos:



Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo



email: vida@viver.org



telef: 93413 1140 ou 309992775




Apresentação da Plataforma Portuguesa das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, no site Europeu do EY2012: http://europa.eu/ey2012/ey2012main.jsp?catId=975&langId=pt&mode=initDetail&initiativeId=9&initLangId=en



Manifesto for an Age-Friendly European Union by 2020: http://www.age-platform.eu/images/stories/EN/EY2012_Manifesto_FINAL.pdf

Sem comentários: