sexta-feira, outubro 28, 2011

Lar e Residência Autónoma da CERCISA são inaugurados no sábado



No próximo dia 29 de Outubro, sábado, pelas 11 horas, é inaugurado o Lar Residencial e a Residência Autónoma da CERCISA - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Seixal e Almada, na Av. António Bandeira n.º 9, em Arrentela.

Este equipamento, único nesta tipologia no Município do Seixal, resulta de uma candidatura ao Programa PARES e possui capacidade para cinco utentes na Residência Autónoma e 14 no Lar Residencial.

Para além de responder às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Social do concelho 2010-2012, que indicam a criação e a qualificação de respostas sociais para pessoas portadoras de deficiência, estes novos equipamentos vêm juntar-se às respostas sociais já prestadas pela entidade, nomeadamente o Centro de Actividades Ocupacionais para 35 utentes e o Centro Educacional, que responde a 19 alunos no ano lectivo de 2011/2012.

A CERCISA é, também, a entidade responsável pelo desenvolvimento local do Serviço Nacional de Intervenção Precoce na Infância nos Municípios do Seixal e de Almada, para acompanhar 90 crianças com deficiência ou atraso grave do desenvolvimento e suas famílias.

A cerimónia conta com a presença de Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, de Maria Emília de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Almada, de Maria da Conceição Beltrão, presidente da direcção da CERCISA, e Maria de Fátima Lopes, directora da Segurança Social de Setúbal.

Para além do apoio monetário, a Câmara Municipal do Seixal contribuiu com a cedência de terreno municipal, isenção de taxas e construção de ligação a infraestruturas de saneamento básico.

Apoiaram também esta obra as Juntas de Freguesia de Arrentela, Amora, Paio Pires, Feijó, Costa da Caparica e Cova da Piedade e também privados (Clínica do Tempo e Fertagus).

Sem comentários: