segunda-feira, setembro 12, 2011

Resposta do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro - Carlos Pereira


Para mim o cumprimento de uma promessa é sagrado.

Há uns meses escrevi um post e aceitei um comentário que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro se sentiu atingido na sua honra.

Na sequência do seu desagrado, deslocou-se a uma Reunião de Câmara e de modo surpreendente,  emocionado e extremamente nervoso, leu um comunicado.

Mais tarde telefonei-lhe e tentei explicar-lhe o meu ponto de vista (trata-se de um blogue plural onde todos os titulares de cargos públicos temos sido visados, inclusive eu próprio, ou melhor, sobretudo, eu próprio) mas que se de alguma forma se sentiu atingido na sua honra e dignidade então fazia-lhe o que sempre faço a todos - pedia desculpa por qualquer excesso, mesmo que não intencional, pois o que sempre se pretende é atingir o político e as suas políticas e nunca o homem.

Devo referir que não me considero político, estou na política e tudo faço para exercer esta actividade da forma mais nobre que souber e puder, para além de priviligiar sempre a pessoa, mesmo que políticamente isso me prejudique.

Mais acrescentei ao Sr. Presidente que, como Blogue plural que é, teria todo o gosto em publicar o texto que ele leu - em jeito de direito de resposta - ao que ele acedeu.

Infelizmente decorreu bastante tempo, descontextualizando o texto, mas posso garantir que foi enviado hoje e hoje mesmo é publicado.

Claro que o Sr. Presidente sabe que com esta publicação, reabre a discussão, que peço que seja saudável, democrática e plural.

Ora vejam:

ESTAÇÃO DE CORREIOS EM FERNÂO FERRO



Senhor Presidente, Senhores Vereadores, População em Geral

Em democracia, a divergência de opiniões e a sua discussão pública é salutar e essencial para o aperfeiçoamento da própria democracia.

O que já não é salutar e é condenável pela justiça são os atentados à dignidade e ao bom nome das pessoas, coisa que o senhor vereador Paulo Edson sabe melhor que ninguém, não só porque é advogado de profissão como também porque o senhor vereador e os seus colegas do executivo têm sido vítimas constantes do mesmo pela mesma personagem que nunca tendo dado qualquer contributo em prol da freguesia de Fernão Ferro, passa a vida a criar blogues e a encher de comentários outros blogues, sempre anonimamente ou com nomes falsos com o único objectivo de denegrir, enxovalhar e difamar quem trabalha em prol dela ou do concelho do Seixal.

E recordo que ainda não foi há muito tempo que, aqui mesmo, numa outra sessão pública de Reunião de Câmara foi levantado esta questão por um colega seu do Partido Socialista e que mereceu o repúdio unânime do executivo camarário.

Por conseguinte, é difícil compreender que o advogado e vereador Paulo Edson, com responsabilidades acrescidas pela profissão que desempenha e pelas funções e cargos que ocupa, no blogue que administra, dê acolhimento a comentários que atentem contra o bom nome das pessoas, mesmo quando diz que “não os subscreve pelo motivo que não posso provar e, assim sendo, não posso lançar suspeita sobre as pessoas sem o provar” ou que “é só para mostrar o baixo nível de quem os faz apenas para criar instabilidade”.

Se não pode lançar suspeita, então porque é que o publicou?

É que ao publicá-lo fez precisamente aquilo que dizia não poder fazer.

E ao fazer o que dizia não poder fazer não só foi cúmplice como revelou um acto de hipocrisia política, coisa que o senhor vereador diz combater mas que afinal constatamos de que não passa de uma falácia.

A questão sobre a actual situação dos correios na freguesia a que presido foi precisamente o que me trouxe aqui hoje com o fim de vos informar sobre este assunto da maior importância para a população de Fernão Ferro, que foi aquela que, no Censos 2011, mais cresceu em todo o concelho.

Ontem tive uma reunião com os responsáveis pelo processo de instalação da ESTAÇÃO DE CORREIOS que, como bem sabem, é uma velha aspiração da freguesia e da sua população que, unida pelo mesmo objectivo, muito lutou durante muito tempo através de um processo iniciado na Assembleia de Freguesia e que passou pela recolha de assinaturas entregue na Assembleia da República, mas que agora, finalmente, vai ser uma realidade.

E esta realidade é tanto ou mais relevante quando sabemos que em vez de abrir, os CTT estão a fechar por todo o País estações e postos de correios.

Para que não hajam dúvidas posso garantir que vai ser uma realidade porque os CTT confirmaram-me ontem que neste momento já está encontrado e decidido o local para a ESTAÇÃO DE CORREIOS de Fernão Ferro, que vai ser instalada na Rua da Igreja, que é a rua onde se encontra a Junta de Freguesia, facto também confirmado pela proprietária da loja que os CTT arrendaram para o efeito. ( aloja não é minha, nem serei eu o Chefe da Estação, como as más línguas afirmam)

A loja vai agora ser sujeita às obras de adaptação que são necessárias fazer e como já devem também saber, a ESTAÇÃO DE CORREIOS funcionará exclusivamente com os seus próprios funcionários, e não como até aqui quando estava em funcionamento e era um simples posto dos CTT, gerido por particulares.

Neste momento estou a envidar esforços para que a Estação Móvel dos CTT não seja suspensa até aquela abrir e que estacione também à porta da Junta de Freguesia para servir melhor o comércio e a população, enquanto esperamos pela data de abertura da ESTAÇÃO DE CORREIOS, que só deverá acontecer em Setembro, porque em Agosto a maioria do pessoal vai de férias, o que faz com que o País quase tenha que parar.

Seja como for, valeu a pena a luta dos moradores enquadrada pela Junta de Freguesia. Fernão Ferro está de Parabens!

Reservamos no direito, quer a Junta de freguesia quer os Funcionários, de acionar um processo judicial por crime de difamação

Carlos Pereira

Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro

Fernão Ferro 21 de Julho de 2011



Sem comentários: