quinta-feira, outubro 29, 2009

Tomadas de Posse das Assembleias de Freguesia

ÚLTIMA HORA:
Ontem, na Assembleia de freguesia de Fernão Ferro, após 3 votações, a CDU não conseguiu fazer passar a sua equipa, pois, numa atitude típica de "Quero, Posso e mando" nunca aceitou uma proposta, bastante razoável por sinal, de governar com um membro de cada um dos outros partidos.
A verdade é que foi a CDU a lista mais votada, mas não menos verdade é que a oposição tinha maioria.
Naquele acto, respeitou-se unicamente a vontade da população. Teria a Presidência e mais um membro do executivo a CDU, porque foi a mais votada, mas a oposição estaria reprresentada.

Penso que era uma forma inédita de se mostrar à população que quando se quer, esquecemo-nos de diferenças ideológicas e trabalhamos em prol do bem comum.

Não deu. Paciência. Não venham agora é com acusações. O PS,PSD e Bloco de Esquerda, cada um por si, não votaram as propostas da CDU. A CDU não aceitou alterar as suas posições. Foi a democracia a funcionar.

Aproveite e comente:




Esta sexta-feira, dia 30 de Novembro, tomam posse os diversos eleitos às Assembleias de Freguesia do Concelho do Seixal, órgão que elegerá os futuros executivos das nossas 6 (seis) Freguesias.

A todos eles, vencedores e vencidos, mas todos eleitos pelo voto da população, os meus parabéns e sincero voto de um mandato feliz, ponderado e sempre, mas sempre mesmo, orientado para a defesa das populações que representam.

Nota: Uma Nota final para referir que a questão da difamação efectuada pelo Dr. Paulo Silva, no seu Blogue e no "Jornal do Seixal" merecerá dos responsáveis do PSD o devido e adequado tratamento, que será divulgado na próxima semana, após a reunião da Comissão Política da Secção do Seixal do PSD.

quarta-feira, outubro 28, 2009

Novo anúncio da "ZON"



Meus amigos, recebi isto por e-mail e não resisti a compartilhar convosco.
Dizem que é o novo anúncio da ZON... lol




Entretanto, um leitor deste blogue (pelos vistos um Sportinguista com "fair.Play") enviou outro  anúncio da ZON. Ora vejam:




domingo, outubro 25, 2009

Deve ou Não a Oposição integrar o executivo de Fernão Ferro? Comente para o "Comércio.."

Durante o presente fim-de-semana, um leitor assíduo deste blogue (e identificado) lançou-me o seguinte desafio, por e-mail, que eu aceito e replico aqui, não sem antes referir que o PSD, internamente já discutiu este assunto e agirá em conformidade com o resultado dessa decisão.
Era este o e-mail:

Caro Paulo Edson




Considerando que:



- Fernão Ferro foi a única freguesia onde a CDU não teve a maioria;

- Carlos Pereira vai realizar o seu último mandato como Presidente de Junta;
- O Comércio do Seixal e de Sesimbra é distribuído no próprio dia em que vai ser realizada a Assembleia de Freguesia;
- Que este assunto é do maior interesse para o futuro da freguesia e da sua população;





Tomo a liberdade de lhe sugerir este tema para uma eventual discussão

no bogue A Revolta das Laranjas:



DEVE OU NÃO A OPOSIÇÃO INTEGRAR

O EXECUTIVO DA JUNTA EM FERNÃO FERRO

Se considerar positiva esta sugestão, agradeço-lhe porém que não faça qualquer referência à minha pessoa.

Resta-me desejar-lhe a continuação de um bom fim-de-semana e enviar-lhe um abraço.

Nota: Esta semana, por lapso, não acrescentei a habitual remissão para o Blogue "Rumo a Bombordo" ( http://www.rumoabombordo.blogspot.com/ ).
Ora, houve logo quem fizesse autênticos "filmes" e me enviasse e-mails a conjecturar sobre os motivos desse esquecimento.
Depois juntaram os comentários sobre o PS (que sempre houve, assim como muitos de sociais-democratas contra mim ou a direcção que eu represento) e acabaram a "longa-metragem", com direito a argumento especial e tudo.
Meus caros, poupem o vosso tempo. Continuo amigo do Vereador Samuel Cruz, assim como do Nuno Tavares, não me meto nas guerras internas do PS e respeito-os enquanto dirigentes locais, assim como respeitei o Fonseca Gil, o Alfredo Monteiro, o Américo Costa, o Vítor Cavalinhos, o Noronha ou qualquer outro dirigente, ou líder de bancada, com quem tenha de relacionar-me. Custe a quem custar, até a algumas pessoas do meu partido. Podem chamar-me "sonsinho", ingénuo, hipócrita, demagogo ou até ardiloso, que seguramente não vão conseguir mudar-me.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Laconicamente...

Temos Governo..

Temos Ministros...

Os homens (e mulheres) ainda nem começaram a exercer funções e a mostrarem trabalho e já vejo muita gente a falar mal deles.

É o País que temos!

Boa sorte José Socrates e restante equipa governativa.. Não votei nele. Não aprecio o estilo, o conteúdo, e em bom rigor nada, mas se ele for bem sucedido, Portugal caminhará em frente. Por isso, boa sorte Portugal..

Ahh, e garanto-vos que não estou a ser hipócrita.

terça-feira, outubro 20, 2009

"Hipocrisia" - Comente para o "Comércio do Seixal e Sesimbra"

Reinício de uma nova “temporada” da Blogosfera no “Comércio…”. Desafio lançado. Hesitações. Novos ciclos, implicam, novos desafios. “nunca deves voltar a uma casa onde já foste feliz” já me dizia a minha avó na sua infinita sabedoria. Como também todos sabem, o ser humano busca a felicidade e, por isso, ou por qualquer outra arte mágica, volta sempre a cair no mesmo.






E assim foi. Ok, aceito o desafio. Nova temporada de blogosfera. Vamos voltar a fazer em água os poderes instituidos. Vamos voltar a dar voz à população contra os mesmos.





Faltava uma pequena coisa: um tema. Mas havia vários problemas a contornar. A preguiça intelectual do ora escriba, que vindo dum acto eleitoral desgastante, acrescido do muito trabalho que se acumulou no escritório, durante a campanha, faz dele uma espécie de “bom malandro”.





Bem, o escriba sou eu próprio e, esta letargia que se apoderou de mim, há-de ser vencida. Pior, já está a ser vencida, mas à custa de muito esforço.





Segundo obstáculo – inspiração. Isso não se arranja. Ou se tem, ou não se tem. Pronto, inventa-se. Esforço-me por isso. Tema: Não sei, mas sugerem-me a hipocrisia.





Sou avesso a temas tão subjectivos, mas caramba, não sou homem de não aceitar um desafio. Sinto-me tramado. Encurralado. Como falar de hipocrisia? Acusar alguém de ser hipócrita? Não, não é o meu estilo. Pelo menos não através de jornais. Isso é daquelas coisas que gosto de fazer pessoalmente. Olhos nos olhos. Aqui há os vossos olhos no texto.





Podia também acusar a hipócrisia de alguns partidos, de alguns políticos, mas caramba, o povo votou, bem ou mal, pronunciou-se, e quem sou eu para agora não respitar pelo menos um curto período de nojo?





A coisa começa a ficar difícil, desinspirado, cansado, sem chama e com um tema destes como vou safar-me disto? Afinal de contas prometi, pelo que, tenho de cumprir.





Pronto, há sempre uma hipótese de salvar a honra do convento: “encher” as linhas a que tenho direito com algo que até vos permita manter o interesse na leitura, falar vagamente de hipocrisia, logo, cumprindo a minha promessa e no final nem sequer concluir que, bem vistas as coisas, nem sequer falei de hipocrisia.





Sinto o meu trabalho concluído, mas fiquei com uma pequena dúvida: safei-me?













Boa semana, aproveitem a leitura deste excelente jornal, divirtam-se, sejam felizes e tentem, também vocês, não serem hipocritas…lol.





Ok, reconheço, eu fui um bocadinho. Mas foi so hoje e com este texto.













Nota: Parabéns a todos os eleitos autárquicos, desejando que todos façam um grande mandato autárquico, sempre com o propósito de servir a população.







Após as eleições autárquicas, retomo a minha participação neste espaço, verdadeiramente inovador na imprensa local. Em breve conto lançar novidades sobre esta rubrica.


Como habitualmente é lançado um tema, que  raramente é respeitado pelos utlizadores do espaço, esta semana dou-vos livre arbrítio para falarem do que querem.


Tema livre, portanto.


Na próxima edição, juntarei o meu texto.






Como sabem, podem também comentar no "Rumo a Bombordo" do Vereador (agora reeleito)  Samuel Cruz, a quem felicito através deste espaço, pela reeleição.


Bons comentários.

domingo, outubro 18, 2009

Revista "O Praticante"

A política tem destas coisas.
Nos últimos tempos, este blogue tem-se  alimentado quase exclusivamente da componente política.
Em virtude disso, alguns dos artigos de opinião que escrevo para revistas relativamente a outros temas são praticamente menorizados na "Revolta".
Ora, o artigo que hoje publico saíu no último número da revista "O Praticante" e foi feito a propósito dos 20 anos da conquista da primeira medalha de ouro olímpica que Portugal conquistou.
Devo referir que esta revista (está a ser ultimada a proxima edição) é um dos projectos onde me dá mais prazer participar. É uma revista amadora, que vive de publicidade, de distribuição gratuita, mas que divulga muito bem a prática desportiva, que tem uma excelente distribuição, que tem bastante quantidade e qualidade informativa e que se está aimplementar na sua áera com projectos bastante ambiciosos.
Recordo aqui o seu Blogue http://opraticante.bloguedesporto.com/ que vos convido a visitar.


Deixo-vos então o artigo, para vossa leitura e comentários, se o desejarem:




.

Já não me lembro o que estava a ver. A escolha era muito mais fácil do que agora. RTP1 ou RTP2. E pronto. Não havia cá "Discovery Channel", "SportTv" ou "Travel Channel" ou canais 18. Um dia tivemos o filme "Pato com Laranja" e a direcção da RTP ia caindo, tais as reclamações.



Lembro-me de uma televisão pirata aqui para as bandas do Seixal. Nunca a vi. Também não sei se foi antes ou depois. Computador, era uma miragem. Vídeo, ou tinha aparecido há pouco em Portugal, ou estava para aparecer, mas seguramente eu não tinha ainda. Ainda se discutia se era a versão Beta ou VHS. O tempo impôs que prevalecesse o VHS, o que também não lhe valeu muito quando apareceu o DVD. É assim a evolução!


Dizia que lutei arduamente. Lutei com o sono. Lutei com o cansaço. Lutei com a ansiedade. O sono acabou por vencer. O sono vence sempre. De pouco me valeram os cafés tomados para me manter desperto. também convenhamos que estar às tantas da manhã a olhar para dezenas de homens a correr, não é a melhor forma de nos manter despertos. Ainda me lembro de estar cansado. De estar a suster a respiração cada vez que o nosso Lopes não aparecia na imagem. Houve um momento que houve uma avaria técnica, muito comum na altura. Depois adormeci. Não me lembro, claro. Apenas me lembro que acordei eufórico. Portugal que sempre era o vencedor moral e o vencido oficial, que nos tinha iludido nesse mesmo ano no Europeu de Futebol, em França, com "Os Patrícios" mas que “morrera na praia” acabando em terceiro lugar, que tinha o Mamede, aquele que era o melhor do mundo, menos quando tinha de o provar na pista, em plenos campeonatos, que tinha o maior ciclista do mundo, um inigualável Joaquim Agostinho, mas que algo fez com que nunca ganhasse o tour, que estava às portas da CEE, epopeia glosada numa música dos “Portugal do comércio”, com o tema “Portugal na CEE, algo que só aconteceria 2 anos mais tarde, Portugal que nunca tinha ganho uma medalha de ouro Olímpica, mas que estava cheio de quase medalhados, que tinha sempre um favorito no Euro festival e depois era INJUSTAMENTE classificado na metade final da tabela, em noite de angustia colectiva nacional, e eu tive a ousadia de adormecer precisamente quando algo me dizia que era esse o dia.


Não, não sou nenhum predestinado. No fundo acreditava tanto naquela medalha, como tinha acreditado na da Rosa Mota (que foi Prata), da do António leitão (que foi bronze) ou de qualquer um que me fizesse sonhar. No fundo acreditava eu e um País inteiro. No fundo, no fundo, nós queríamos tanto que acreditávamos sempre que era possível, embora soubéssemos que nunca seria. No fundo nessa noite ninguém dormiu. Fomos dormitando.


Mas algo nos dizia que esse era o dia. O homem não era um Homem normal. O homem tinha sido atropelado aos 38 minutos do seu treino apenas 15 dias antes da epopeia. O homem, queria tanto perseguir o seu sonho que foi atropelado, levantou-se e continuou o seu treino. Hospital? Tratamentos? Isso é para os humanos, decerto pensou o nosso herói.


E, provavelmente 38 minutos (número fatal, já que ele tinha 38 anos, foi atropelado aos 38 minutos do treino e isolou-se aos 38 kms da corrida) depois de ter adormecido, acordei sobressaltado com o hino, mas não.Não era ainda nesse momento que ouvia o hino Português. Estava a sonhar. Mais uma desilusão. Abro os olhos ensonado. Vejo uma imagem do pelotão, não vejo o Lopes. Decerto já havia desistido. Estava habituado. O povo estava habituado. Sofria, ansiava, e desiludia-se com o destino. Já estava prestes a voltar a adormecer, resignado com o nosso fado quando eis senão quando percebo que a imagem era do pelotão. Mostram-me o nosso Lopes. Esse mesmo.


Esfrego os olhos. Melhor, arregalo os olhos e vejo que não estava a fazer confusão. Suspiro. Reconfirmo. Não aguentaria nova desilusão depois de já estar conformado.


Não, era mesmo o Carlos Lopes. Olho melhor. Km 38. O nosso herói fugia ao pelotão. Estilo felino. Corpo magro. Determinação. Começo a suar. Penso que arfava cansado. Sinto o coração a sobressaltar, literalmente aos pulos. Foram 4 km que eu e um País inteiro corremos juntos. A chegada foi heróica. Ouviam-se buzinas na rua. Gritos. Pessoas nas janelas, com panelas a fazer barulho. O País rejubila. Sorrisos. Arrepios. Já vivi muitas coisas boas na vida. Uma delas foi essa. Durante momentos (muitos) este Homem resgatou o orgulho de um Povo. Nunca me tinha sentido tão orgulhoso de ser Português. Como todos os Portugueses, chorei no hastear da bandeira, no pódium. Também eu tinha ganho aquela medalha. Está guardada no meu coração. Obrigado.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Você sabia que...

O PSD e o Bloco de Esquerda empataram na atribuição do 11.º e último vereador para a Cãmara Municipal do Seixal e, face às regras do Método de Hondt, o partido com menos Vereadores, no caso o Bloco de Esquerda, ficou com o Vereador atribuído a si.

Parece quase "coisa de moeda ao ar"...

segunda-feira, outubro 12, 2009

Crónica de uma Derrota (Não) Anunciada - Comente para o "Comércio"

Nada o fazia prever.
Tivémos a melhor e mais dinâmica dos últimos anos.
Apostámos em causas do interesse das pessoas (Hospital, descida do IRS, Polícia Municipal, etc).
Demos a conhecer (se calhar de mais) o cabeça-de-lista.
Tínhamos outdoors apelativos, informativos e que as pessoas elogiaram.
O que falhou? a nós e a toda a oposição?
É o desafio que lhe deixo para comentar. O comentário será publicado no "Comércio do Seixal"

Anteriormente havia escrito isto:
Em democracia, como na vida, felicita-se quem vence.
Parabéns Alfredo Monteiro, parabéns CDU.
Reforçaram com o voto popular a vossa gestão.

O PSD teve um mau resultado. Internamente tentaremos encontrar explicações :
Havia um rosto, havia equipa, havia um projecto, havia ideias. A população não sufragou.
É a democracia a funcionar. Tiraremos as devidas ilações.

Pessoalmente, resta-me agradecer desta forma as dezenas e dezenas  de mensagens, sms´s, e-mails, telefonemas, que amigos, clientes, conhecidos, simpatizantes e/ou militantes me têm endereçado, sobretudo desde sexta-feira à noite.

Acreditem que não tenho outra  forma de o fazer (se o fizesse pessoalmente, não faria outra coisa),  por isso acredito que desta forma consiga fazer chegar a todos o meu mais profundo agradecimento.

Muito obrigado pelo apoio. Muito obrigado por quem votou PSD e acreditou.

Perdemos, mas com dignidade. Toda a equipa honrará esses votos da única forma que  deve:

 Trabalhando em prol da população do Seixal, respeitando o programa que apresentou ao eleitorado, mas tendo presente a vontade global da população.

quinta-feira, outubro 08, 2009

Campanha PSD Seixal sempre em destaque nacional

Todos sabemos que o Blogue "31 da Armada" é um dos 3 blogues de referência nacionais.

Hoje dedicou-nos um post ( http://31daarmada.blogs.sapo.pt/3260411.html ).

Obrigado aos seus autores (Rodrigo Moita de Deus). Vejam e comentem.

domingo, outubro 04, 2009