quinta-feira, julho 31, 2008

“Consulta Pública de Estudo de Impacte Ambiental da Nova Linha de Decapagem da Lusosider

Colocado ontem no site da Câmara, aquem interessar, aqui fica a informação:
... “Consulta Pública de Estudo de Impacte Ambiental O Estudo de Impacte Ambiental da Nova Linha de Decapagem da Lusosider encontra-se disponível para Consulta Pública, durante 25 dias úteis, de 24 de Julho a 28 de Agosto, na Divisão de Ambiente da Câmara Municipal do Seixal, sita nos Serviços Operacionais, Rua Lino de Carvalho, n.º 1, Cucena, 2840-748 Aldeia de Paio Pires.
O Resumo Não Técnico pode ser consultado na Junta de Freguesia de Aldeia de Paio Pires ou em www.ccdr-lvt.pt.
O proponente do projecto é a LUSOSIDER - Aços Planos, S.A, actualmente detida integralmente pala Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Brasil.
A entidade licenciadora da actividade da LUSOSIDER é a Direcção Regional de Economia de Lisboa e Vale do Tejo do Ministério da Economia e Inovação (DRELVT-MEI) e a Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental é a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e vale do Tejo (CCDRLVT).
O Estudo de Impacte Ambiental incide sobre a Nova Linha de Decapagem e sobre todos os projectos de alteração das instalações da LUSOSIDER, já concretizados.
A Nova Linha de Decapagem e os restantes projectos de alteração localizam-se no interior do perímetro fabril da LUSOSIDER, que se situa em Paio Pires, no Complexo Siderúrgico do Seixal, Freguesia de Aldeia de Paio Pires, Concelho do Seixal.
Com a implementação da Nova Linha de Decapagem, a juntar ao processo produtivo já existente, a LUSOSIDER tem como objectivo aumentar a transformação de aços planos a preços muito competitivos, dado os muito baixos custos de produção de semi-acabados no Brasil e a sua transformação com elevados níveis tecnológicos em Portugal onde é gerada uma actividade de elevado valor acrescentado. Deste modo, a parte "pesada" e mais poluente da actividade siderúrgica mantém-se no Brasil, enquanto a parte menos poluente e de valor acrescentado se realiza na Europa.
O projecto de alteração das instalações, implementado entre o final de 2005 e o decorrer de 2006, incluiu as seguintes acções principais:- Aumento da capacidade produtiva de 350 000 para 800 000 t/ano, com a instalação da nova linha de decapagem;- Reconversão para gás natural da Central de Vapor e instalação de uma nova caldeira de produção de vapor;- Instalação de novas pontes rolantes, máquina de embalar produto acabado e máquina de rectificação de cilindros;- Alterações na central de produção de azoto;- Beneficiação e construção de parques de armazenamento de matérias-primas e de resíduos.
No âmbito do processo de Consulta Pública, todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito serão consideradas e apreciadas, desde que relacionadas especificamente com o projecto em avaliação, devendo ser dirigidas ao Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, até à data do termo da Consulta Pública, e enviadas para a seguinte morada:Rua Braacamp, 71250-048 LISBOACâmara Municipal do Seixal”

Sem comentários: