terça-feira, fevereiro 01, 2011

Serviço Público - HOSPITAL GARCIA DE ORTA e HOSPITAL NO SEIXAL

Um documento importante , apresentado pelos Srs. Deputados eleitos pelo PSD no Círculo de Setúbal e ainda pela Dra. Clara Carneiro, uma grande senhora da política e que apesar de não ter sido eleita pelo nosso círculo elitoral, fez juz à sua qualidade de ex-deputada eleita por Setúbal, ex-vogal da Assembleia Municipal (acompanhou-me no último mandato) e n.º 2 da minha lista à Câmara Municipal e, que tenho o prazer de partilhar com os meus amigos leitores:

Expeça-se



Publique-se


/ /


O Secretário da Mesa


0


REQUERIMENTO Número /XI ( .ª)

1


PERGUNTA Número /XI ( .ª)








Assunto: HOSPITAL GARCIA DE ORTA e HOSPITAL NO SEIXAL


Destinatário: MINISTÉRIO DA SAÚDE






Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República




Após diversas notícias publicas sobre momentos mais ou menos agitados que se viveram no período de Natal nas urgências o PSD entendeu solicitar uma reunião e visita ao HGO, que se realizou no passado dia 13 de Janeiro.


Esta iniciativa teve como objectivo analisar a situação que está a preocupar a população servida, principalmente os habitantes de Almada, Seixal e Sesimbra, e saber quais as soluções implementadas ou a implementar.


Constatou-se que a falta de aposta na rede de cuidados de saúde primários da área de influência é um dos principais problemas que afectam o normal funcionamento da unidade hospitalar. Por outro lado, como é do conhecimento público, o sudimensionamento da unidade para a população servida continua até à presente data sem ter uma resposta de futuro.


Constatou-se também nessa reunião que, a preocupação já manifestada anteriormente pelo PSD ao Ministério da Saúde no que respeita às rede de urgências pediátricas e de obstetrícia no Distrito de Setúbal, que normalmente quase entra em ruptura anualmente em cada Verão, tal como aconteceu o ano passado, parece ainda não ter da parte da tutela a solução que continue a garantir o nível de serviço e de acessibilidade a toda a população de Norte a Sul da região.


Uma das iniciativas apresentada pelo CA do HGO foi o projecto do novo edifício para a consulta externa e para o ambulatório, que consideramos relevante e prioritária, restando saber se estão garantidas as condições para a sua concretização urgente.

Nesse sentido, ao abrigo das normas constitucionais e regimentais os deputados abaixo assinados vêm perguntar ao Governo através do Ministério da Saúde o seguinte:


1- Quais as medidas já definidas para assegurar em permanência a rede de urgências no HGO e nos restantes hospitais da Península de Setúbal, nomeadamente, nas urgências de obstetrícia e pediatria nos períodos de Verão?


2- Estão garantidas as condições para concretizar a construção do novo edifício da consulta externa? Quais os prazos de inicio e de construção previstos?


3- As recentes mudanças na vida política/económica do País devido à crise provocada pelo Governo do PS vieram alterar ou confirmar os compromissos assumidos anteriormente pelo Ministério da Saúde? Quais os compromissos que o Ministério da Saúde assume politicamente neste contexto?


4- Quais as medidas concretas para melhorar a rede de cuidados de saúde primários na zona, incluindo a falta de médicos e o adiamento da construção do Centro de Saúde de Corroios/Vale Milhaços.


Palácio de São Bento, 21 de Janeiro de 2011


Deputado(a)s:


Luis Rodrigues
Fernando Negrão
Mercês Borges

Clara Carneiro


Sem comentários: