sábado, junho 05, 2010

Sessão de Câmara - Propostas e Respostas

Na sessão de câmara um dos assuntos que referi foi o da transmissão online das reuniões de câmara.
 

"Tendo em conta que brevemente as sessões de Câmara irão passar a ser efectuadas no novo edifício camarário que terá condições melhoradas, está na altura da CMS ser uma autarquia pioneira nas novas tecnologias e passar a transmitir as sessões de câmara online pela Internet.

Esta proposta vai no sentido de informar os cidadãos e de incentivar uma maior participação na vida cívica e política do concelho.

Permite-se assim o acesso a todos os munícipes interessados assistirem às sessões públicas de Câmara, mesmo que não tenham disponibilidade física para se deslocarem aos Paços do concelho.

Os custos de tal transmissão online são mínimos e permitiriam chegar a informação a  milhares de pessoas ao mesmo tempo."

Infelizmente a resposta do executivo foi nim. Que terão de ser analisadas o impacto dessa medida noutras autarquias. Ou seja logo se vê.

E o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção?


"Relativamente ao Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção, o Sr Presidente no dia 25 de Março em reunião de Câmara indicou que estava em fase adiantada, dia 6 de Maio referiu que se estava a trabalhar no sentido de o apresente em breve, eventualmente até na próxima sessão de Câmara...

Entretanto já foi publicada a 18 de Abril em Diario da República uma recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção dando as Câmaras Municipais 30 dias para indicarem as razões do não acolhimento deste diploma. Esse prazo já expirou e a CMS não têm o seu plano aprovado, nem respondeu ao Conselho de Prevenção da Corrupção.

Como já passou sensivelmente um mês desde a nossa última intervenção sobre este assunto, a pergunta mantem-se.

Existe vontade política da parte da CMS para a elaboração do plano? Se ela existe tal como nos foi respondido por duas vezes nesta sessão, então para quando podemos esperar ter o plano pronto?"

A resposta que foi dada, foi no sentido que enquanto a CMS estiver em mudanças para o novo edifício não é possível pedir ao serviços que elaborem tal plano... enfim é um questão de esperar para ver tal como na questão das transmissões online.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas voçe é parvo ou quê? As reuniões de câmara ao vivo e passadas na internet, como se faz em Palmela e noutras cãmaras civilizadas??
E todos poderem ver as anormalidades que são ditas como desculpas?
Se por vontade deles já nem os jornalistas lá entravam, ou pelo
menos os que relatam a verdade...
ai essa cabeçinha, ainda não sabe bem para onde foi eleito.

Paulo Edson Cunha disse...

Sim caro anónimo. Sou parvo por acreditar em que todos os cidadãos têm direito a serem informados do normal funcionamento da sua autarquia.

Sou parvo por querer que os munícipes vejam quem os representa, quem apresenta propostas, quem não teme.

Sou parvo por permitir que me venham chamar parvo, quer seja em sentido figurado, quer em sentido real.

Sou parvo por continuar a lutar pelos interesses de quem me elegeu.

Satisfeito?

J.S. Teixeira disse...

Oh Paulo,

Estou a preparar um artigo sobre esta sua "proposta", mas antes mesmo de a concluir, tenho que lhe relembrar uma coisa que escrevi num artigo de 12 de Outubro n'O Flamingo. É que, o que você pretende não é aproximar as pessoas (ou pretende erroneamente), mas sim afastá-las.

Os cidadãos têm o dever de participar activamente nas questões que lhes dizem respeito. Não o fazem, ou por preguiça, ou porque estão satisfeitas com aquilo que têm. Privilegiar o ócio dos eleitores apenas contribuirá para que se afastem dos autarcas.

Critiquei-o, na altura do artigo acima citado, porque considerei que as pessoas o conheciam mais da tv e dos jornais do que da rua, onde se poderia ter colocado ao lado delas, mas você continua sem aprender a cometer o mesmo erro.

Enfim...problema o seu.

Tenho dito.

M. disse...

Melhor seria que o suposto passarão se preocupasse com coisas como isto:

Assim gastam o nosso dinheiro (e depois ainda falam em crise):


Ajustes directos da câmara do Seixal:

AM Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados – Sociedade de Advogados, RL – Exercício de Mandato Judicial – Divisão de Aprovisionamento – 20 de Julho de 2009 - 226.700,91 euros

João Martins Claro – Apoio Jurídico Especializado à Revisão do Plano Director Municipal – Assessoria Jurídica – 24 de Julho de 2009 – 40.000 euros

Vodafone Portugal Comunicações Pessoas, SA
Telefones móveis – DAGEF/Secretaria Geral – 08 Janeiro 2010 – 216.666,67 euros

Vodafone Portugal Comunicações Pessoas, SA
Telefones móveis – DAGEF Secretaria Geral – 06 Fevereiro 2009 – 208.333,33 euros

Vodafone Portugal Comunicações Pessoas, SA
Serviços Continuados de Comunicações Fixas -- indefinido -- 181.200,00 euros

Vodafone Portugal Comunicações Pessoas, SA
Serviços Continuados de Telecomunicações de Rede Privada Voz e Dados -- indefinido – 162.500,00 euros

A.D.A.T. – Associação dos Amigos do Tocá Rufar – Produção Artística dos espectáculos musicais Orquestra do Tocá Rufar, Fausto, GNR e Pirotécnico inserido nas Comemorações do 36.º Aniversário do 25 de Abril – Divisão de Acção Cultural – 16 de Abril 2010 – 90.400,00 euros

Anónimo disse...

Meus senhores,

Com tanta palavra, tanto argumento a favor e contra, digam-me, a CMS e os senhores vereadores não têm nada mais importante que se preocupar do que a câmara de filmar?

Talvez o hospital, talvez uma universidade, até talvez o apoio e desenvolvimento do comércio e actividades do conselho.

Se calhar parvo sou eu a pensar que estes assuntos deveriam ter destaque.

Cumprimentos aos senhores.

Paulo Edson Cunha disse...

Meu caro anónimo (o último):

em democracia, cada qual exprime-se em relação aos assuntos que acha mais pertinentes.

Os comentadores falaram deste, mas também falaram dos outros.

Curiosamente todos os assuntos abordados, foram-no também na última reunião de Câmara e, a maior parte deles levantados por mim, portanto, até estou particularmente à vontade nesta questão.

Volte sempre.