quarta-feira, maio 06, 2009

Apresentação da candidatura noutros espaços : Sapo Vídeos

Deixo-vos com vários locais, para além do "Correio da Manhã", onde esta candidatura mereceu destaque:

http://videos.sapo.pt/WcNYdIPtFFRQJq7qPGSg


Veja também, no "Rostos" - Aqui: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=81426&mostra=2

Ou, na Sul.TV, aliás, uma plataforma de webtv que recomendo, e agradeço a sua presença. Aqui:

http://213.228.151.16/sapo/2009/maio/psd.htm

Certamente que com o sim-de-semana os Órgãos de Comunicação Social locais darão conta desta apresentação, proporcionando que, conjuntamente com os blogues locais, os Seixalenses conheçam os rostos do nosso projecto.


Por fim, deixo-vos o texto que foi distribuído a todos os presentes:


O Seixal Merece Melhor!!
Sim, nós (também) podemos.
A presente candidatura que tenho a honra de encabeçar para o órgão executivo, defende o equilíbrio entre um papel historicamente desempenhado pelas cidades como pólos geradores de riqueza e de bem-estar e a realidade urbana de pobreza, insegurança e anonimato que caracteriza as urbanizações aceleradas, tal como entendemos que as cidades de urbanização acelerada e de elevada presença migratória -como o Seixal - têm que lutar por esse equilíbrio.
Nas cidades do século XXI, e o Seixal tem de ser uma cidade do século XXI, as maiores questões políticas que se colocam, prendem-se com o ambiente, a sustentabilidade, a qualidade de vida urbana e a saúde.
Numa frase defendemos mais e melhor qualidade de vida para a população do Seixal.
Na área do emprego defendemos a criação de condições de atractividade para a criação de PME´s e empresas com tradição na zona, para além de potenciar o turismo aproveitando as excelentes condições naturais, com uma Baía lindíssima e potenciando o desporto, nomeadamente os desportos náuticos. Ainda nesta área, protocolos com o Centro de Emprego e Centros de Formação profissional, do qual aliás fui director, para além de lutar por um programa de apoio especial para toda a região, à semelhança do extinto PIPS (Plano de Intervenção para a Península de Setúbal).
Na área do ambiente, criação de mais espaços verdes, pela reflorestação das áreas ardidas (e têm sido muitas), pugnado pela descontaminação dos solos na ára da siderurgia e, sobretudo, a limpeza da Baía.
Na área da segurança, propomos a criação da Polícia Municipal, entre outras medidas que oportunamente serão apresentadas e que visarão fazer decrescer o, infelizmente, crescente clima de insegurança.
Na área da saúde, desde a primeira hora lutaremos (como temos lutado) pela construção do hospital do Seixal e por concretizar o sonho de haver um médico de família por Seixalense.
A Saude tem que ser colocada no centro da agenda política e social das cidades; isto é, a Saúde tem que fazer parte de todas as políticas.
Uma população saudável não é apenas a que tem acesso a cuidados de saúde, mas a que, fundamentalmente, tem oportunidade de viver em contextos saudáveis e prósperos e aquela que participa activamente na vida da comunidade.
Mais Saúde para o nosso Concelho através:
a)- do reforço ao acesso aos cuidados do médico de família, aos cuidados das equipas de cuidados continuados e a serviços hospitalares, ausentes do nosso Concelho.
b)- da abolição definitiva de condições de habitação, saneamento e segurança ambiental (na residência e no recreio) inaceitáveis, no século XXI e a 20 kms. da capital do Pais.
c)- da aposta politica da boa governação urbana com prioridade clara nos determinantes
sociais da Saúde.
Na área da educação, defendemos uma politica de qualidade e excelência, o que não se tem verificado.
Na juventude bastará aplicarmos as dezenas de propostas que ao longo deste mandato temos apresentado na Assembleia Municipal, com medidas que vão desde a atribuição de bolsas de estudo a estudantes do secundário e do ensino superior, disponibilização da biblioteca em horário nocturno, pelo menos em épocas de exames, comparticipação nos transportes e outras despesas para alunos necessitados e com aproveitamento, Cartão Jovem Municipal, entre muitas outras.
Não esquecer a nossa forte aposta em dois conceitos que devem caber na nossa concepção de cidade que são – Seixal Amiga da criança e da Terceira Idade – o mesmo é dizer que privilegiamos uma harmonia sustentável entre a construção e espaços adjacentes e as condições de mobilidade, diríamos que ergonómicos, da relação das nossas crianças e seniores com o espaço envolvente.
Todos os aspectos referidos anteriormente, são prioritários para nós precisamente por o Seixal não possuir um hospital, ter cerca de 50.000 cidadãos sem médico de família, sentir-se inseguro e não possuir uma Polícia Municipal que liberta meios e homens da PSP e GNR, não ter um ensino de excelência, ambientalmente estar nos piores rankings do país e em termos urbanísticos ser um verdadeiro caos, um exemplo do que não deve ser o crescimento sustentado de uma cidade que em poucos anos passou de 30.000 para 170.000 e vai a caminho dos 200.000, o que a torna p. ex. na oitava autarquia que mais recebe com o IMI, mas continuando a desbaratar essas verbas, como se ainda estivéssemos no Sec. XX.
Este modelo de desenvolvimento está esgotado. O PCP já fez o que podia fazer por esta população, de bom e de mau. Está na altura de virar a página. O Seixal merece Melhor!





14 comentários:

Anónimo disse...

O q tu queres
sei eu ... è poleiro, mas daqui n levas é nada!

Anónimo disse...

Muito bem. Boas Propostas.

Maria Dias disse...

Srs. Anónimos de 6 de Maio 23:20 e do dia 7 de Maio 1:08.

Estou com uma dúvida e gostaria que um dos Srs., me respondesse ou até os dois se quiserem a uma pergunta.
Dizem os Srs.,(um diz e o outro confirma) debaixo da capa do anonimato (aliás como é hábito daqueles que são pouco corajosos) que o que o Dr. Paulo quer é poleiro.
Pergunto eu: como se chama o lugar que o PC ocupa aqui no Concelho à mais de 30 anos?

Nádia disse...

Só posso desejar-lhe toda a sorte para esta fase que se avizinha.
Sem dúvida que será uma batalha dura, mas sei que está rodeado por uma bela equipa de profissionais mas mais do que isso de pessoas que vivem e conhecem melhor do que ninguém o concelho e os seus problemas.
Boa Sorte
E desde já obrigado por ter a coragem de assumir o comando desta batalha de 30 anos...

Rui Belchior Pereira disse...

A rudeza destes comentários, são bem demonstrativos de dois aspectos;
1º A falta de consciência democrática e civíca que infelizmente existe e é bem visivel e notória, 35 anos após o 25 de Abril, em alguns simpatizantes de algumas forças partidárias.
2º O medo, o pânico de quem sente que o fim pode, afinal estar próximo, porque as pessoas deste concelho, já repararam que afinal hà alternativas crediveis e sérias, com ideias e projectos.
Porém a maior das frustrações é sentirem que, em termos mediáticos O Dr.Paulo Edson, muito por via do seu esforço e do seu carisma, ter conseguido uma atenção por parte de todos, nunca antes, sequer pensada por nenhuma personalidade politica desta região.
Assim, estes comentários só podem vir de quem de facto não quer perder um poleiro, que contudo nunca abanou tanto de tão apodrecido que está.
Está na hora de mudar, e é essa onda gigantesca, que hà muito se encontra em processo de formação, que já ninguém conseguirá parar e essa onda, essa força viva, chama-se PAULO EDSON, que será, estou certo, o próximo Presidente da Câmara Municipal do Seixal pelo mérito próprio do seu incansável trabalho.

Rui Belchior Pereira.

Anónimo disse...

O vereador Manuel Pires disse-me que vai apoiar a lista da CDU, porque considera que a lista do PSD nao corresponde ás necessidades da população do concelho do Seixal.

Rui Parreira

M. A. Maia disse...

Anónimo de 6 de Maio de 2009 17:59

"com os dinheiros de cada partido obtidos através de doações e de membros"

Olha, porque não começas por estabelecer uma corrente de solidariedade, distribuindo o dinheiro desses membros??? começando pelos teus vizinhos?

Aproveita a ideia para o programa e campanha eleitoral do PSD, porque esta é de borla.

Dr. Paulo, modere o entusiasmo. Não inche tanto porque pode rebentar antes do tempo. A sua visibilidade vale o que vale. Também não se fie nos comentários do blog, porque esses, são dos seus pequenos amigos e o sr. já os conhece e alguns deles, como o sr. bem sabe, nem sequer votam por falta de idade. Não se iluda. Os votos que podem permitir que seja eleito como vereador (não se engane, porque o acordar no "dia seguinte" pode ser dramaticamente doloroso), vêm dos eleitores deste município e na sua maioria, já não acreditam no canto da sereia.

Sabe? Afinal, mesmo a nível local estamos a falar do PSD que é o seu partido. Esse PSD, que é o seu partido, tem percurso conhecido nos últimos 35 anos da nossa história. E que percurso. Em alternância com o outro big PS, hoje Socretino e antes do Marocas têm feito deste país aquilo que é hoje. O país está de tanga como nunca. Quem tem governado desde sempre? Não. Não foram os comunistas. Têm sido os socialistas, os sociais-democratas e os centristas com um e com outro. E não é teoria da desgraça. São vocês que o dizem nas "propostas"? que apresentam e quando nos blog's cá da praça até já acham que a câmara municipal deve passar a praticar a santa caridade. Não sejam hipócritas. A tolerância e a santa paciência também tem limites. A quem compete em primeiro lugar gerir as condiçoes de vida digna dos cidadãos? Ao estado ou às autarquias? Acham que é com o "papo-seco" que se resolve o problema do flagelo da fome que alastra? Alimenta-se e mantém-se a dignidade do ser humano, distribuindo-lhe "papo-secos"? Não ofendam mais quem tem fome porque não tem trabalho para comer. Tenham dó e não abusem de quem tendo trabalhado uma vida inteira, nem a parca pensão que recebe da segurança social chega para, em muitos casos, pagar a factura da farmácia. Tenham dó dos jovens de verdade, do Portugal profundo, que querendo estudar no ensino superior não têm dinheiro para pagar as propinas. Tenham dó de nós eleitores que somos maltratados, violentados, pela vossa hipocrisia, mentira e embuste. Vocês, não têm perdão. São culpados, sim senhor. São os abutres, são as hienas que "rindo" apenas aguardam o festim. São os criminosos que têm arruinado este país e este povo.

Por isso não têm perdão. Merecem castigo e a história um dia há-de julgar-vos.

E você, dr. Paulo Edson Cunha é mais do mesmo. É farinha do mesmo saco com rótulo PSD. Se ainda não cometeu o crime por ser novo e não ter tido a oportunidade, cometê-lo-à quando puder. Faz parte daquilo que julga ser a sua condição de classe, raça superior ou outra coisa que o valha.

A mim não ilude. Pinte-se nas cores que quiser. Use o catálogo todo. Continuará a ser o mesmo. Por detrás da cor e do sorriso, está PSD com responsabilidades imensas na desgraça que grassa pelo país.

M. Maia

Mário Raposo disse...

Maria Dias,

Só tens uma dúvida? No meio de tantas certezas o que significa uma dúvida?

Olha, és feliz no concelho do Seixal, muito embora não o admitas.

Eu pelo contrário, tenho montes de dúvidas não relacionadas com o concelho do Seixal e uma certeza.

O PC que referes diz-se PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (sempre com letras grandes, porque merece) e vai continuar, pelo menos por mais 30 anos à frente dos destinos autárquicos do concelho, por vontade soberana do seu povo. Essa é a grande certeza que eu tenho.

Até tu, quando cresceres e se fores honesta no reconhecimento vais ajudar a que isso se concretize.

Mas toma nota: Se fores mesmo, mesmo, mesmo honesta!

Outra coisa, não é por assinares Maria Dias que isso dá o estatuto de paladina da credibilidade, da verdade e da coragem. A credibilidade, a verdade e a coragem não se comercializa ao metro, nem ao quilo, msmo que o afirmes muitas vezes. Muito menos num blog.

Porém, se isso te apraz, e para não ser o 3º anónimo aqui vai o nome: Mário Raposo

Inês disse...

Geralmente as penssoas julgam os outros por si próprias, provavelmente eles é que estão com medo de perder o poleiro.


Parabéns pelas propostas, continue, os eleitores saberão distinguir.

Anónimo disse...

Vergonha deviam ter alguns marmanjos que aí andam armados aos cucos a mamar nos subsidios da camara e a dizerem depois que são jornais independentes. é só abrir e ver quantos boletins municipais p+or aí anda, e quem é que vai aos gabinets da acção social a pedir batatinhas...e depois andam de cravos roxos ao peito...

Anónimo disse...

De facto o Seixal merece o melhor. Façam qualquer coisa como os deputados do PCP:
....
....Ao abrigo da alínea b) do n.º 1 do Artigo 4.º do Regimento, os Deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do PCP propõem que a Assembleia da República recomende ao Governo, nos termos do n.º 5 do Artigo 166.º da Constituição.

Que o novo Hospital no Seixal seja dotado das camas de internamento e de um serviço de atendimento para situações de urgência que corresponda a uma adequada assistência hospitalar, que satisfaça as necessidades das populações.



Assembleia da República, 8 de Maio de 2009.

Os Deputados,

FRANCISCO LOPES; BRUNO DIAS; JERÓNIMO DE SOUSA; BERNARDINO SOARES; ANTÓNIO FILIPE; JORGE MACHADO; JOSÉ SOEIRO; JOÃO OLIVEIRA; HONÓRIO NOVO; MIGUEL TIAGO

Maria Dias disse...

Sr. Mário Raposo

Depois de ler o seu comentário a dúvida que tinha, devo confessar que desapareceu, no entanto, fiquei com outra.
Agora fiquei sem saber se o Sr. Mário Raposo é Advogado defesa dos outros anónimos ou é um dos anónimos, que aparece agora disfarçado de Mário Raposo, ou é um Mário Raposo disfarçado de anónimos.
Bom adiante.....
Devo-lhe dizer que, tem toda a razão, sou de facto muito muito feliz no Concelho do Seixal mas, serei muito mais no dia em que vir o PSD subir ao pódio pelas mãos do Dr. Paulo Cunha, nesse dia sim, a minha felicidade será completa.
Sr. Mário Raposo, não vejo motivos para ter de escrever PCP em vez de PC, tendo em conta que nós estamos em Portugal, estamos a falar de partidos políticos portugueses e como tal não vejo necessidade de ter que colocar o P, pois que para bom entendedor meia palavra basta.
Também me parece que, o P não faz com que o seu partido seja melhor ou pior.
Até lhe digo mais, com P ou sem P, o comodismo é sempre o mesmo.
Quando diz que o PC vai continuar por mais 30 anos, devo-lhe dizer que como anedota está óptimo.
Também lhe digo Sr. Mário Raposo, que o Sr. não me conhece de lado nenhum, e como tal não deve por a minha honestidade em causa e muito menos falar dela.
No entanto, sou a informar que já sou bastante crescidinha e sei bem o que quero e o que não quero, não sou vira casacas e como tal nem no meu pior pesadelo eu seria do PC.
Termino dizendo que me chamo de facto Maria Dias e esta é a verdade nua e crua não tenho portanto o hábito de utilizar pseudónimos nem me escondo atrás do anonimato.
Aquilo que digo assumo.
Porque sou verdadeira, credível e muito corajosa.
Mas, com deve calcular, cada um fala por si.

Anónimo disse...

-ROCAMBOL
Meus Caros Amigos, deixemo-nos lá de tretas e vamos ao que interessa.
Há ou não ensejo de o PSD -Seixal Combater as outras forças politicas, nomeadamente, o PS e principalmente a cdu ? -(sim letra pequena) . Será que o PSD irá combater três frentes de batalha ?- ou haverá hipótese de se baralharem e combaterem uns com os outros em conjunto?- Porque afinal, em termos politicos todos se dão mal, mas depois em conjunto vão todos ao encontro dos 35 anos do comamdo da cdu no Seixal?- então prevejo que não haverá "batalha" na Campanha. Se assim for, eu prometo, V V V nos três.
Rocambol

Mário Raposo disse...

Maria Dias,

Passei por aqui agora e lendo o comentário que me dirigis-te, ele sujere-me o seguinte comentário:

Cada um tem a felicidade que merece! Pena é que para alguns, a felicidade é um sonho e esse, nem sempre comanda a vida.

Sonha então e sê feliz!

Mário Raposo