sexta-feira, julho 20, 2007

Querem dar-nos cabo da "saúde"


Comissão Política de Secção do Seixal
Rua do M.F.A. 11. Paivas.
2845 – 380 Amora
Email: mailto:psd.setubal@mail.telepac.pt




Comunicado de Imprensa



Sr. Ministro, porque nos retira dois SAP´s (o do Seixal e do Moinho de Maré - Corroios)? Para levar a bom porto a tarefa de reduzir a margem sul a um deserto? Ainda terá muitas escolas, centros de saúde, hospitais, tribunais e outras instituições para encerrar.

Sejamos sérios:

A decisão do Ministério da Saúde de encerrar os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos Centros de Saúde do Seixal e de Corroios é uma decisão economicista.

Num concelho de 165 mil pessoas onde quase metade da população não tem médico de família, e onde não há um Hospital a decisão de encerrar os SAP’s de Seixal e Corroios assume-se como absolutamente incompreensível do ponto de vista da qualidade da prestação dos cuidados de saúde.

A táctica de um governo que opta por tomar esta decisão altamente lesiva dos interesses da população revela, sem margem para dúvidas, a sua pouca seriedade e cobardia: a decisão foi parcamente publicitada além de que o timing escolhido coincide com o período de férias altura em que muitas pessoas se encontram ausentes da sua morada habitual.

O PSD não pode deixar de expressar a sua solidariedade para com a população afectada por mais uma decisão irreflectida, injusta, arrogante e economicista do Ministério da Saúde e do seu Ministro.


Pergunta-se:
1) As cerca de 8o.ooo consultas/ano que estes dois SAP's faziam estão asseguradas?
2)- Sempre foram abertas as 10 vagas médicas para Amora-corroios, conforme tinha sido prometido?
3)- A partir das 20h para onde vão as pessoas do SAP do seixal e de Corroios? são todos encaminhados para o sap da Amora? e o SAP tem condições para dar resposta?
4) Como pensa o governo assegurar a mobilidade da população, sobretudo das mais desfavorecidas, sabendo-se que o concelho é extenso e que nem todas as pessoas têm meios próprios para o fazer?

No dia 10 de Abril passado a comissão de saude da Assembleia Municipal esteve reunida, com a directora dos Centro de Saúde de Seixal e Sesimbra, onde nos foi assegurado que nenhum SAP encerraria sem que a perda das respectivas consultas ( 120.000 consultas/ano nos 3 sap's) fosse compensada pela reestruturação que o governo se propõe fazer.

Quando e, apenas quando, estas perguntas forem respondidas afirmativamente pelo governo, o PSD reavaliará a sua forte oposição contra esta medida.

Seixal, 19 de Julho, 2007

Comissão Política do PSD

2 comentários:

Anónimo disse...

uma vergonha o que este governo está a fazer neste caso e noutros.
continuem a denunciar.

Anónimo disse...

JSD SEIXAL COLOCA HOJE OUTDOOR

A JSD SEIXAL EXPRESSA A SUA INDIGNAÇÃO FACE AO GOVERNO COM OUTDOOR 8x3

Vejam em www.juventudeseixal.blogspot.com