segunda-feira, janeiro 30, 2012

sexta-feira, janeiro 27, 2012

PEQUENA YASMIN VOLTA PARA CASA


Há notícias que nos dão um prazer acrescido.
esta de sábado, no Diário de Notícias:


E esta,de hoje, do "Diário da região":


quarta-feira, janeiro 25, 2012

sexta-feira, janeiro 20, 2012

quarta-feira, janeiro 18, 2012

E foi mais um "Café com..." os lojistas do Mercado Municipal de Miratejo

Ontem decorreu mais uma iniciativa denominada como "Café com...". Foi especial, porque se destinava apenas aos lojistas do Mercado de Miratejo. Foi especial porque, apesar de o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Corroios estranha e coincidentemente ter visitado os lojistas, precisamente hoje, quando estes o acusavam exactamente de falta de apoio e visitas e, mesmo assim, estava representado por uma larga maioria que não tiveram medo e deram a cara. Finalmente especial porque cada vez mais são as pessoas que me procuram para lhes resolver os problemas que a Câmara não quer ou não sabe resolver. Especial também porque foi em Miratejo terra onde eu cresci. Esperemos pelos resultados, mas agradeço a confiança.



terça-feira, janeiro 17, 2012

"Café com..." os lojistas do Mercado Municipal de Miratejo

Vai ser hoje, mais logo, pelas 20:00 um "Café com..." muito especial. Hoje visa-se apenas responder aos apelos dos lojistas do Mercado Municipal de Miratejo.

Mas se quiser apareça que ouvirei o que me tem a dizer e tomarei um café consigo....

Nota de Imprensa no "Sem Mais" e no "Diário da Região"


domingo, janeiro 15, 2012

Uma proposta polémica - Costa de Caparica - in "Diário de Notícias"

Uma proposta que apresentei em nome de alguém e que, apesar de parecer polémica, não terá repercussões para quem frequenta a praia, pois nos meses suprimidos como «época alta» - Junho e Setembro, assim como outros períodos como Férias da Páscoa ou situações excepcionais de aumentos repentinos de temperatura, alturas de feriados que proporcionem pontes, etc, caberá à autarquia garantir condições para uma adequada  vigilância das praias.

Inquéritos à população sobre mobilidade e transportes



Estão a decorrer no concelho, até ao final do mês de janeiro, inquéritos à população sobre mobilidade e transportes, a ser realizados via telefone e em presença no terminal fluvial do Seixal, nas estações de comboios e em paragens de autocarros. Os questionários pretendem obter dados sobre os hábitos de deslocação diários da população residente e da população que aqui exerce a sua atividade, para a execução do Plano de Mobilidade e Transportes e Intermunicipal (PMTI).
O PMTI é um projeto das câmaras municipais do Seixal, Barreiro, Sesimbra, Moita e Palmela, que tem como principal objetivo analisar as necessidades, atuais e futuras de mobilidade da população, propondo medidas que visem melhorar o sistema de mobilidade e transportes destes cinco municípios.

A autarquia agradece a colaboração de todos os munícipes nestes inquéritos, de forma a obter um conhecimento efetivo das necessidades diárias de deslocação da população e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no concelho do Seixal.

http://www.cm-seixal.pt/cmseixal.site 


sábado, janeiro 14, 2012

Para calar de uma vez por todas alguma contra-informação...

PMEA promove visita a empresas de reciclagem


No próximo dia 19 de janeiro, quinta-feira, realiza-se uma visita a duas empresas de reciclagem que operam no concelho do Seixal: a Transucatas, empresa de transformação de metais ferrosos e não ferrosos; e a Extruplás, que trabalha na reciclagem, recuperação e fabrico de produtos plásticos. A visita decorre no âmbito do Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA).

O ponto de partida é no Largo 1.º de Maio, no Seixal, às 9 horas. A deslocação é feita em autocarro municipal e a visita termina perto das 12 horas.

A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia, que deve ser efetuada até dia 17 de janeiro, através dos telefones 212 276 700 e 917 284 202.

Preparativos para a 2.ª empreitada do Núcleo de Náutica de Recreio


No dia 2 de janeiro, tiveram início os preparativos para as obras da 2.ª empreitada do Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal - «Sustentabilidade do Cais de Pedra, Instalação de Cais para Actividade Piscatória e Implementação de Fundeadouro», sendo agora necessário libertar a área de intervenção. Neste sentido, a autarquia comunica a todos os utilizadores, proprietários, comproprietários e usufrutuários de barcos, poitas e outros equipamentos náuticos e flutuantes que se encontrem atracados, fundeados e colocados no perímetro de obra, que deverão proceder à retirada dos bens referidos até 20 de janeiro de 2012.

A empreitada tem fim previsto para maio deste ano e enquadra-se no âmbito dos projetos de Valorização da Baía do Seixal, e na continuidade da qualificação, reabilitação e instalação de equipamentos e serviços para o desenvolvimento da Náutica de Recreio.

Durante o período de obra não será permitido fundear, acostar ou amarrar na zona identificada, excetuando operações relacionadas com a própria obra, o serviço de marinheiro e as embarcações tradicionais da Câmara Municipal do Seixal. Em caso da não retirada dos equipamentos e embarcações anteriormente referidos, até à data estipulada, a câmara municipal procederá, pelos seus próprios meios, à remoção, transporte e depósito ou deslocalização dos mesmos.

Consulte o
edital com todas as informações sobre este processo e veja o anexo que destaca a área a intervencionar.

sexta-feira, janeiro 13, 2012

quinta-feira, janeiro 12, 2012

"2012 - ano Horribilis" - Jornal Sem Mais - distribuído com o Expresso na Margem Sul

Como não se consegue perceber, deixo o texto neste formato:

2012 – Ano Horribilis?

Meus caros, sou um optimista por natureza e vacilo naturalmente entre o realismo catrastofista que se antevê face à conjuntura económica e a esperança moderada, tendo sobretudo em conta a consciencialização colectiva de que de repente Portugal se apoderou.
Que a situação económica é má, nem perco o vosso precioso tempo a explicar, pois até os meus filhos o sabem.
Que as medidas adoptadas, muitas no âmbito da troika, qual guarda-chuva gigantesco que permitirão um conjunto de reformas estrututrais para o País, salvaguardando o Governo de responsabilidades directas sobre algumas dessas duríssimas reformas, também já todos o sabemos, mas o que talvez nunca tenhamos percebido, apenas porque nunca nisso pensámos, foi que temos de estar gratos ao Eng.º José Sócrates e à sua equipa.
Neste momento, quem me conhece deve pensar que endoideci neste início do ano, logo eu que sempre fui um crítico implacável do Governo de José Sócrates, culpando-o essencialmente de ter provocado a crise, pelo menos da forma como ela está, ao não tomar as medidas adequadas para salvar a situação do país, apenas por motivos eleitoralistas, tornando a nossa situação quase irrecuperável.
Ele que foi o expoente máximo de tudo o que abomino, como a mentira, a demagogia, a política de plástico, feita com bonitos power-points, muito bonita visualmente, mas sem qualquer conteúdo, sem qualquer correspondência com a realidade e, face à eficácia do seu discurso e práticas, defendido, quase venerado ao longo dos seis anos do seu magistério, que me levavam a pensar que ou eu era muito burro e não percebia o alcance daquelas medidas ou andava tudo adormecido, diria mesmo embevecidos e enfeitiçados, um dia acordariam e veriam que afinal “O Rei vai Nú”, tal como aconteceu.

E é precisamente a este ponto que queria chegar. Portugal e os Portugueses, desta forma perceberam o que de outra forma se calhar não iriam perceber. Penso que o país, desde a adesão à então CEE vivia num “Castelo Dourado”, onde se sentia intocável e protegido pelo crédito fácil, pela mão amiga do estado, sempre disposta a ajudar, sobretudo nos períodos eleitorais, emendando qualquer asneira que cada um fizesse, chutando qualquer dívida para mais tarde ou simplesmente empurrando com a barriga e usando uma técnica muito portuguesa de “o último que feche a porta”.
A verdade é que, por termos batido tão no fundo percebemos que não temos outra saída, daí não admirar que, no fundo, no fundo, os portugueses independentemente de reclamarem contra medidas tão duras, acabam por as apoiar, por perceberem precisamente que são a única solução e que quem obrigou a que as mesmas fossem tomadas, não são quem as está a tomar, mas sim, quem as provocou – sobretudo José Sócrates – e que este que se auto-intitulou de reformador e corajoso o tivesse sido efectivamente no momento certo, essas medidas não careciam de ser tão duras agora e a situação estaria controlada.
Ainda que mal comparado, faço um paralelismo com a situação de um fumador inveterado, que sabe que faz mal, em todos os aspectos, mas que não pára de fumar e apenas o faz, quando é confrontado com um mal maior e quase irremediável.
Nesse momento, se perceber que ainda tem uma ténue esperança que seja de se salvar, agarra-se a ela e até se torna fundamentalista. Ora é assim que eu vejo que Portugal e os portugueses vão estar em 2012 – concentrados em recuperar a sua situação económica, das suas famílias, das suas empresas e de Portugal.

Por isso sou dos que vê nesta enorme dificuldade uma maior ainda oportunidade. Tenhamos todos fé e trabalhemos muito que 2012 será o primeiro ano do resto das nossas vidas…

quarta-feira, janeiro 11, 2012

terça-feira, janeiro 10, 2012

Alienação em hasta pública de madeira no dia 10 de janeiro




Tem lugar no próximo dia 10 de janeiro, pelas 18 horas, terça-feira, no Auditório dos Serviços Operacionais da autarquia, em Aldeia de Paio Pires, se procederá, numa primeira fase, à alienação em hasta pública de madeira em pé de povoamentos de pinheiro e eucalipto, por realização de desbaste pelo baixo (grau leve), em terrenos municipais das freguesias de Amora, Arrentela, Corroios e Fernão Ferro.
Os interessados em licitar deverão inscrever-se à entrada, com o nome, residência ou sede, número de identificação fiscal, contacto telefónico e indicar o número de operador económico da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), autoridade fitossanitária nacional, em verbetes que estarão disponíveis para o efeito.

É condição obrigatória para admissão o registo na Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como operador económico para o exercício da atividade de abate, desrama, transporte, transformação e queima de madeira de coníferas.

O não registo na Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como operador económico para o exercício da atividade de abate, desrama, transporte, transformação e queima de madeira de coníferas, não permite o interessado de participar nesta hasta publica.

A licitação iniciar-se-á com apresentação de proposta de valor igual ou superior ao valor mínimo de licitação e termina quando o presidente da comissão tiver anunciado três vezes o lanço mais elevado e este não for coberto. Será adjudicatário o licitante a apresentar a proposta de valor mais elevado. Após a hasta pública e no prazo máximo de 15 dias úteis será celebrado contrato escrito com adjudicatário.

O adjudicatário será contactado pelos serviços da autarquia para entregar todos os documentos necessários à efetivação do referido contrato.

Em caso aceitação e posterior abandono do trabalho sem garantia de continuidade a câmara municipal poderá rescindir e entregar o trabalho a outra empresa da especialidade, que tenha ficado classificado em 2.º lugar na hasta pública realizada. Se este não estiver interessado, contactar-se-á o 3.º classificado e assim por diante.













Grandes Opções do Plano e Orçamento 2012 disponíveis online


Estão disponíveis para consulta as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2012, o primeiro instrumento de gestão e resumo orçamental para este ano, aprovado por maioria na reunião da Câmara Municipal do Seixal, no dia 12 de dezembro, e na sessão da assembleia municipal de 21 de dezembro de 2011. Consulte os documentos no espaço Política e Orçamento.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento (GOP) apresentam as prioridades definidas pela autarquia para assegurar a qualidade de serviço público à população, nomeadamente nas áreas do abastecimento de água, saneamento, resíduos sólidos e espaços verdes e ainda ao nível da educação, com o fornecimento de refeições escolares e o apoio na ação social escolar e nos transportes. As GOP apresentam ainda como prioridade a promoção e democratização da cultura, do desporto e da ação social, no apoio ao movimento associativo, na cooperação com as comunidades imigrantes e no incentivo aos agentes económicos.

O ano de 2012 será marcado pela aprovação do Plano Diretor Municipal do Seixal, instrumento estratégico de gestão do território do município, com a discussão pública a ter lugar a partir de janeiro, no âmbito do Fórum Seixal - Planeamento, Desenvolvimento, Participação.

Na continuidade da estratégia de regeneração urbana para o Seixal, o município entende como essencial a construção de um instrumento de orientação para a atuação, pelo que em 2012 irá avançar com a constituição de uma Área de Reabilitação Urbana, que nesta 1.ª fase vai integrar o núcleo antigo do Seixal, com posterior alargamento aos restantes núcleos urbanos antigos.

As ações de valorização das frentes ribeirinhas e o projeto Arco Ribeirinho Sul continuam no centro das atenções em 2012, com inúmeros projetos no terreno, entre eles a conclusão das empreitadas da Galeria de Exposições do Museu-Oficina de Artes Manuel Cargaleiro e do Centro Internacional de Medalha Contemporânea, ambas na Quinta da Fidalga.

Consulte as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2012.

domingo, janeiro 08, 2012

sábado, janeiro 07, 2012

"Um Café...e dois dedos de conversa" e "Café com..." Hoje em Pinhal do General

Um Grupo que criei no facebook, aberto a todos e onde podem de uma forma aberta e plural colocar questões, dar a vossa opinião, saber a minha opinião, ou simplesmente obervarem o que se vai passando pelo Concelho, por Portugal e pelo mundo, tudo numa versão "Light" da vida. Está convidado a juntar-se a nós:


Mais logo, pelas 15:00, se mora em Pinhal do General, ou simplesmente me quiser colocar questões que tenham a ver com a minha qualidade de Vereador eleito pelo PSD, ou que em seu nome questione o executivo, convido-o a estar presente na sede da Associação "Viver + pelo Pinhal do General".
Até logo:

Deputados do PSD defendem aposta nas IPSS´s para combater a crise


Os deputados do PSD do distrito de Setúbal defenderam  que as IPSS´s são “parceiros por excelência” para ultrapassar as dificuldades que Portugal atravessa.
No âmbito de uma visita à Associação “Caminho do Bem Fazer”, no Montijo, iniciativa inserida no âmbito das Jornadas Parlamentares do partido, os deputados social-democratas Pedro do Ó Ramos, Bruno Vitorino Maria das Mercês Borges, Paulo Ribeiro e Nuno Matias, acompanhados de Jacinto Pereira, membro da Comissão Política Distrital de Setúbal, defenderam uma vez mais o “excelente serviço” prestado à comunidade pelas IPSS´s.
Maria das Mercês Borges sublinhou o “grande coração e a grande generosidade”, que fazem das associações e dos seus elementos parceiros privilegiados no combate à crise que assola o País e as famílias portuguesas.
A deputada realçou a obra feita pela Associação “Caminho do Bem Fazer”, cujas valências de centro de dia, lar e jardim-de-infância dispõem de excelentes condições para os utentes.
Maria das Mercês Borges recordou ainda a legislação publicada recentemente pelo governo de abrir mais vagas para os jardins-de-infância, esperando que essa medida seja alargada aos lares, de modo a que possam acolher mais idosos.
“Esta Associação tem capacidades excelentes para aumentar o número de utentes do lar, assim exista legislação para isso”, acrescentou.

Programa Municipal de Educação Ambiental

quarta-feira, janeiro 04, 2012

PSD/Seixal questiona gestão da Câmara Municipal do Seixal


http://jornalcomerciodoseixalesesimbra.wordpress.com/2012/01/04/psdseixal-questiona-gestao-da-camara-municipal-do-seixal/

Nota de Imprensa

«No início deste ano de 2012, a Câmara Municipal de Almada veio anunciar publicamente que terminou o ano de 2011 com “saldo positivo e sem qualquer dívida vencida a fornecedores e/ou empreiteiros”.

Anuncia igualmente que se trata de um caso inédito no País.

A Comissão Política do PSD-Seixal, não sabe, nem tem como saber (os Relatórios e Contas de 2011 ainda não são de conhecimento oficial) se se trata, ou não, de uma caso inédito no País, apesar de haver outras autarquias a revelar publicamente esse feito, mas sabe que a Câmara Municipal do Seixal infelizmente não se encontra no lote de autarquias que se pode orgulhar de ter um saldo positivo nas suas contas e de não ter dívidas a fornecedores e/ou empreiteiros.

Esclareça-se que para a Comissão Política do PSD-Seixal os Saldos de Gerência positivos não são o único critério para se aferir da boa ou má gestão de uma Câmara Municipal, quiçá, nem seja o mais importante, contudo, quando uma Câmara Municipal não apresenta obra visível e relevante há mais de uma década, para além de um Edifício Municipal Novo (Serviços Centrais), do qual nem a propriedade detém e que lhe absorve, conjuntamente com os Serviços Operacionais (do mesmo dono) mais de € 7.000.000,00 (Sete Milhões de Euros) por ano do seu orçamento e que, paralelamente, contou com um empréstimo extraordinário de € 4.000.000,00 (Quatro Milhões de Euros) a meio do ano de 2011, alegadamente para pagar a fornecedores e outros credores e, termina o ano com uma dívida à banca de € 45.531.400,00 (quarenta e cinco milhões, quinhentos e trinta e um mil e quatrocentos euros), verba que exclui a dívida a fornecedores que é desconhecida e não está aqui contabilizada, pois a Câmara Municipal do Seixal foi a única que não apresentou esse elemento, na sequência da Lei n.º 55-A/2010, de 30 de Novembro (OE 2011), teremos necessariamente de apresentar muitas reservas.

Assim, a conclusão terá de ser a condenação pública da gestão comunista da Câmara Municipal do Seixal.

Mais se esclarece que, apesar do aqui afirmado, o PSD/Seixal continuará a contribuir activamente para todas as soluções de viabilização financeira da Câmara Municipal do Seixal, como sempre o fez, nomeadamente no ano passado ao aprovar o supra referido empréstimo de quatro milhões de euros e exorta o Sr. Presidente da Câmara a vir declarar publicamente qual o montante em dívida a todos os fornecedores e/ou credores, qual o prazo médio de pagamento e quais as medidas tomadas para encurtar esse prazo.
 
PSD Seixal»




terça-feira, janeiro 03, 2012

Café com...